Topo

Dante faz contra, mas Bayern convence e estreia com vitória no Alemão

Holandês Arien Robben foi um dos destaques da vitória bávara na primeira rodada do Alemão  - Christof Stache/AFP
Holandês Arien Robben foi um dos destaques da vitória bávara na primeira rodada do Alemão Imagem: Christof Stache/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/08/2013 17h33

Atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Bayern de Munique começou bem a sua caminhada em busca do bicampeonato nacional. Na tarde desta sexta-feira, o time comandado por Pepe Guardiola precisou de 16 minutos para vencer o Borussia Mönchengladbach, por 3 a 1, e estrear com vitória no Campeonato Alemão.

Destaque negativo para a “trapalhada” do zagueiro Dante ainda no primeiro tempo de jogo. Aos 40 minutos, o brasileiro tentou afastar o cruzamento rasteiro de Arango, se atrapalhou e marcou contra. No entanto, a falha não comprometeu o resultado da partida. Robben, Mandzukic e Alaba fizeram para os donos da casa. 

Ainda em adaptação ao esquema de Guardiola, o time bávaro começou o jogo com forte pressão na saída de bola e foi recompensado com dois gols em um intervalo de quatro minutos. Aos 12, Ribéry fez um lindo passe em profundidade entre os zagueiros do Borussia e encontrou Robben, que chutou da entrada da área e marcou o primeiro. Na comemoração, o holandês foi comemorar ao estilo NBA com o francês, com uma “peitada” no alto, mas se deu mal e caiu no chão.

O segundo dos donos da casa saiu logo em seguida. Aos 16, a dupla Robben-Ribéry demonstrou estar em dia inspirado. O holandês levantou para a área, o francês desviou para o gol. Stegen deu rebote e a bola sobrou para o oportunista Mario Mandzukic completar para as redes.

Mesmo com algumas dificuldades para manter o novo estilo de jogo, baseado na posse de bola e nos passes curtos, o Bayern conseguiu dominar as ações no segundo tempo e quase aumentou aos 14. Robben encontrou Kroos. O alemão finalizou rasteiro e acertou a trave.

O terceiro gol veio aos 20 e de forma um tanto quanto estranha. Álvaro Domingos colocou a mão na bola e o árbitro assinalou o pênalti. Müller foi para a cobrança e o goleiro Stegen conseguiu a defesa. Foi então que Domingos demonstrou que não estava em um bom dia e, no rebote, cometeu outra penalidade. Dessa vez, Alaba cobrou e converteu, confirmando a vitória do Bayern.

Na próxima rodada, o Bayern de Munique visita o Eintracht Frankfurt. Já o Borussia Mönchengladbach tenta recuperação em casa, contra o Hannover. 

Veja o gol contra do zagueiro Dante: