Topo

Guardiola lamenta morte de Tito: 'essa tristeza me acompanhará sempre'

Do UOL, em São Paulo

26/04/2014 15h23

Pep Guardiola lamentou a morte de Tito Vilanova, com quem trabalhou durante anos no comando técnico do Barcelona. Por meio do site oficial do Bayern de Munique, o treinador destacou profunda tristeza pelo falecimento de Tito, de 45 anos, vítima de complicações decorrentes de câncer na glândula parótida.

“Essa tristeza me acompanhará sempre. Nos conhecíamos desde quando éramos jovens. Compartilhamos muitas coisas. Perdemos e ganhamos muito”, informou Guardiola.

No jogo deste sábado, vencido pelo Bayern contra o Werder Bremen, 5 a 2, Guardiola foi vestido de preto, em luto. Ele não comemorou um dos gols do clube de Munique, visivelmente desanimado em virtude do falecimento de Tito Vilanova.

Durante os anos de convivência, Guardiola e Tito tiveram rusgas. Tito foi o “braço-direito” de Guardiola, chegando ao comando técnico do Barça após Guardiola sair para período sabático.

Durante o período em que se tratava da doença, Tito Vilanova declarou que Guardiola estava ausente, estranhando tal comportamento. Guardiola, por sua vez, negava ter havido rixa.   

Após a passagem na base do Barcelona, Tito ainda se arriscou como treinador de equipes pequenas da Espanha. Também foi diretor esportivo do Terrassa, um clube da Catalunha.

Mas, em 2007, Guardiola pediu ajuda para iniciar o trabalho como treinador do Barcelona B. Tito virou o auxiliar e seguiu na função durante os cinco anos de Pep no profissional.