Topo

Com 20 dias de Grêmio, desempenho da equipe de J. Camargo divide opiniões

Após 20 dias de Julinho no Grêmio, responsável pelo futebol cobra melhores atuações - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Após 20 dias de Julinho no Grêmio, responsável pelo futebol cobra melhores atuações Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

22/07/2011 07h03

Quando foi apresentado como substituto do ídolo Renato Gaúcho, no dia 2 de julho, Julinho Camargo pediu tempo para colocar as suas ideias na equipe do Grêmio. Passados 20 dias da confirmação do treinador no cargo, o trabalho começa a receber as primeiras críticas internas quanto ao rendimento. Depois de três jogos, o responsável pelo futebol gremista, Antônio Vicente Martins, demonstrou insatisfação com o desempenho ofensivo contra o Figueirense e garantiu que irá cobrar os jogadores e o técnico. O cartola acredita que o clube tem um elenco de qualidade e que precisa render mais, tanto individualmente, como coletivamente.

"A realidade é que o Grêmio tem que melhorar muito. A equipe não tem feito boas atuações. Não tem conseguido bons resultados. Isso é que temos que trabalhar para melhorar. Se a qualidade das exibições melhorarem, a gente pode almejar alguma coisa boa dentro do campeonato. Podemos perder para o Figueirense? Podemos, mas não podemos ter uma atuação como a de quarta-feira, que ficou muito aquém do que o Grêmio e os jogadores podem apresentar", declarou o vice em entrevista à Rádio Gaúcha.

Após o primeiro empate do treinador fora de casa, o presidente Paulo Odone preferiu exaltar os pontos positivos da equipe contra os catarinenses e evitou críticas, mesmo com o baixo rendimento ofensivo. Durante todo o jogo, o Grêmio chutou três vezes ao gol e teve um aproveitamento de 78,3% nos passes certos. Porém, o presidente preferiu ressaltar o bom desempenho defensivo e viu evolução no time.

"Não oferecemos chances reais de gols. Eles tiveram chutes de fora da área e outras iniciativas, mas oportunidades efetivas contra o Grêmio não ocorreram. Sob esse aspecto, a equipe não se desesperou e conseguiu manter o sistema dentro de campo, com as dificuldades de quem só treinou e agora está pegando conjunto. A cada partida a evolução vem ocorrendo", afirmou Odone.

Em 10 jogos no Brasileiro, o Grêmio venceu três, empatou três e sofreu quatro derrotas. Uma delas com Julinho Camargo, justamente na estreia, contra o Cruzeiro, em Minas Gerais, quatro dias depois de assumir o comando técnico da equipe. Depois venceu o Coritiba em casa e empatou na última quarta-feira em Florianópolis. Com Renato Gaúcho foram sete jogos, duas vitórias, dois empates e três derrotas. Apesar da divisão de opiniões entre os cartolas, os jogadores demonstram confiança no trabalho do técnico e acreditam que a equipe vem crescendo, mesmo com o pouco tempo de trabalho do novo comandante.

"Falta compactar ainda mais. Os jogos contra o Coritiba e o do Figueirense foi muito melhor do que o do Cruzeiro. Conseguimos neutralizar os pontos fortes do adversário, agora temos que ter paciência e tranquilidade. Quando encaixarmos bem, vamos poder jogar com mais tranquilidade e marcar os gols para voltar a vencer", disse o zagueiro Rafael Marques.

"Ele é um técnico que está botando o estilo de jogo na equipe e nós estamos sabendo fazer. Ontem, demonstramos que a organização da equipe está boa porque nos fechamos bem ali atrás, em um campo difícil e um estádio complicado. Acho que fomos bem. O importante é que todo mundo está aceitando e é o técnico que vai nos ajudar muito [...] Todo mundo está sabendo que ele quer. Para os jogadores, ele é um técnico 100%", afirmou o capitão Fabio Rochemback.

O próximo compromisso do Grêmio é na quarta-feira, às 19h30, no estádio Olímpico, contra o América-MG. Nesta sexta-feira, às 9h30, ocorre a reapresentação do elenco para iniciar os preparativos para a partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem jogos no final de semana, o tricolor gaúcho aproveitará o tempo livre com treinamentos.