Topo

Treino pode tirar Neymar de festa da Copa e atrapalhar planos políticos do Santos

Apesar de ser a estrela do sorteio da Copa, Neymar pode ter de se ausentar - AP Photo/Eduardo Di Baia
Apesar de ser a estrela do sorteio da Copa, Neymar pode ter de se ausentar Imagem: AP Photo/Eduardo Di Baia

Thales Calipo

Em São Paulo

25/07/2011 17h55

A presença de Neymar no sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, no próximo sábado, às 15h, deve ganhar contornos políticos. Apesar de ser uma das estrelas do evento, o jogador pode acabar sendo obrigado a perder esse compromisso, já que o Santos realizará um treinamento no mesmo dia, às 10h, inviabilizando assim a viagem do atleta para o Rio de Janeiro.

O Santos, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que Neymar foi convidado para o evento, mas que a Fifa exigiu a presença do atleta na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, a partir das 9h do sábado.  O problema é que, por ter ganhado folga extra após a disputa da Copa América, o jogador possivelmente não seria liberado pelo técnico Muricy Ramalho para faltar a mais esse treinamento.

Oficialmente, Neymar estaria livre para viajar ao Rio de Janeiro apenas após o treino de sábado, atividade que deve terminar por volta das 11h30. O problema é que, com o sorteio começando às 15h, o atacante precisaria encarar uma maratona de viagens, indo a São Paulo (trajeto feito em torno de 50min) e, depois, pegar um avião para a capital fluminense (voo de 45min).

Nessa hipótese, e contando que não aconteça nenhum problema, Neymar chegaria em cima da hora, desrespeitando assim o pedido inicial da Fifa. Até por isso, o Santos ainda estuda a melhor forma de conciliar a situação, fato que deve ser definido até esta quarta-feira.

ATRAÇÕES DO SORTEIO DA COPA DO MUNDO DE 2014

Atletas convidadosAtrações musicais confirmadasApresentadoresAutoridades
Neymar, Cafu, Zico, Lucas, Zagallo, Fellipe Bastos, Lucas Piazón, Ronaldo, Adryan e BebetoIvete Sangalo, Orquestra Sinfônica Heliópolis (SP)Tadeu Schmidt, Fernanda Lima e Galvão BuenoDilma Rousseff, Joseph Blatter (presidente da Fifa), Ricardo Teixeira e 12 governadores e prefeitos de cidades e estados que serão sede da Copa

Além dos aspectos técnicos da decisão, já que Neymar deve ir a campo com o Santos no domingo, em Curitiba, para enfrentar o Atlético-PR, um possível veto à presença do atacante no evento da Fifa pode contrariar a CBF. Essa atitude poderia ter uma repercussão negativa justamente no momento em que o clube pede à entidade para que partida contra o Corinthians, agendada para 10 de agosto, seja adiada, por conta do jogo da seleção brasileira contra a Alemanha, que será no mesmo dia.

O técnico Muricy Ramalho, por sinal, criticou o fato de o Santos ter de disputar partidas do Campeonato Brasileiro sem suas principais estrelas, como Neymar e Ganso, que foram convocadas para a seleção. Nesta segunda-feira, o técnico Mano Menezes minimizou as reclamações do colega de profissão e disse que “ninguém resolve os meus problemas”.

VEJA A LISTA DOS CONVOCADOS DE MANO MENEZES

GOLEIROS
Júlio César (Inter de Milão)
Víctor (Grêmio)

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
André Santos (Fenerbahce)
Maicon (Inter de Milão)
ZAGUEIROS
Thiago Silva (Milan)
Lúcio (Inter de Milão)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
 
VOLANTES
Lucas Leiva (Liverpool)
Elias (Atlético de Madri)
Ramires (Chelsea)
Luiz Gustavo (Bayern)
Ralf (Corinthians)
MEIAS
Ganso (Santos)
R. Augusto (Bayer Leverkusen)
Fernandinho (Shakhtar)
Lucas (São Paulo)
ATACANTES
Neymar (Santos)
A. Pato (Milan)
Robinho (Milan)
Fred (Fluminense)
Jonas (Valencia)