Topo

Gremistas se preparam para treinos, cobranças e até 'brincadeiras' de Roth

Repertório de Celso Roth no Grêmio vai de cobranças aos gritos a brincadeiras e sorrisos - Edu Andrade/Agência Freelancer
Repertório de Celso Roth no Grêmio vai de cobranças aos gritos a brincadeiras e sorrisos Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

09/08/2011 07h02

Os jogadores do Grêmio já sentiram como será o trabalho daqui para frente: exaustivo. Os treinamentos de Celso Roth duram até o dia acabar. O primeiro, por exemplo, só foi interrompido pois o gramado suplementar do Olímpico não possui iluminação. O som vindo do local de trabalho se divide entre apitos e gritos, que fariam um desavisado imaginar uma briga. Mas pelo contrário, é a maneira de Celso Roth motivar seus jogadores. Surpresos no início, eles se dizem preparados para o novo estilo de tratamento. Até as brincadeiras de segunda-feira são novidade, e contrastam com o dia anterior.

PRIMEIRO PALAVRÕES E COBRANÇA...

  • Edu Andrade/Agência Freelancer

    O técnico Celso Roth chegou cobrando forte dos jogadores do time tricolor. Douglas foi o principal alvo dos gritos e palavrões de Celso Roth. Segundo ele, é proibido ser "menininho de apartamento"

Até agora, foram três treinamentos com Roth no comando. O primeiro sucedeu sua apresentação, na última quinta-feira. Após algumas palavras rápidas, o comandante já foi a campo para pôr em prática suas ideias de futebol. Mesmo tendo somente suplentes sob sua orientação, a atividade só acabou quando não havia mais iluminação natural suficiente.

No dia seguinte, Celso teve todos no campo para o treinamento mais importante visando o duelo com o Palmeiras. Nele, Douglas ouviu xingamentos, o ataque foi fruto de cobranças aos gritos e a colocação mais curiosa foi destinada à defesa: "aqui ninguém é menininho de apartamento", disse.

Sem trabalhos sábado pela partida contra o Palmeiras, e domingo, dia de folga, o treinador se limitou a acompanhar atividades de musculação dos atletas na manhã de segunda-feira e mostrou outra faceta à tarde. Sorrisos, brincadeiras e descontração ditaram o clima. Mas nem mesmo na hora boa, Celso abandonou seu estilo. Truculento por natureza, o zagueiro Rodolfo não escapou de uma leve lição sobre como se vestir em treinamento.

Tal comportamento não chega a surpreender por se tratar de Roth. Mas os jogadores não esperavam tamanha energia logo nos primeiros dias. Em campo, as atitudes fizeram efeito e o time já teve outro empenho no empate em 0 a 0 da última rodada.

... DEPOIS BRINCADEIRAS E SORRISOS

  • Marinho Saldanha/UOL Esporte

    No treinamento desta segunda-feira, Celso Roth foi só alegria. O treinador distribuiu sorrisos. O único cobrado foi Rodolfo, que não estava "bem vestido"

"Já deu para perceber no primeiro dia de trabalho. Ele ficou conosco no campo até anoitecer. Sabemos o método dele. Quando ele comandou o Grêmio eu estava na base, mas acompanhava do lado de fora os treinamentos. Eu via os 'puxões de orelha' e a carga de trabalho. Já estou preparado psicologicamente", disse Bruno Collaço.

"Tudo tem seu lado positivo. O Celso tem sua característica e temos que nos adaptar. Precisamos saber dos nossos deveres. Dentro de um trabalho de grupo, precisamos fazer nos treinos o que queremos que aconteça nos resultados. Vamos entender a maneira dele trabalhar", explicou Gilberto Silva

A semana gremista será pautada por treinamentos. Sem jogos no Brasileirão até o fim de semana, quando atua no domingo, às 18h30 (horário de Brasília), contra o Fluminense, no Olímpico. Até lá, os atletas terão contato frequente com o "tratamento de choque" proposto pelo comandante. Mesmo que este "choque" vá dá água ao vinho em 24 horas, com palavrões e brutalidade em um dia, e descontração no outro.

"Quando estávamos correndo e o professor Celso ficou incentivando estava bom. São dois comportamentos completamente diferentes. No primeiro dia ele não teria muito tempo para trabalhar, expor a nós as ideias dele. Por isso foi daquele jeito. Esta semana será diferente. Teremos tempo. Mas é o que eu digo: o apoio do chefe enquanto corremos é muito bom", salientou Gilberto.

O time tricolor volta a treinar nesta terça-feira pela manhã. Douglas e Rafael Marques estão suspensos e desfalcam o time. Marquinhos e Saimon são os mais cotados para jogar. Gabriel, recuperado de lesão, deve voltar contra o Flu.