Topo

Experiente em recuperações, Celso Roth diz que tarefa no Grêmio é "simples"

Celso Roth acredita que seja simples mostrar aos elencos em crise como sair dela - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Celso Roth acredita que seja simples mostrar aos elencos em crise como sair dela Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

15/08/2011 09h45

Celso Roth tem um apelido que define sua função nos times que o contratam: Bombeiro. O atual treinador do Grêmio é sempre chamado para apagar incêndios antes que não reste nada a ser salvo pela agremiação. No Olímpico a situação não é diferente. Celso foi chamado para evitar o pior, e já dá indícios de que atingirá seu objetivo. Segundo o próprio, o dom de entender rapidamente o que é necessário para as equipes é uma tarefa simples que o acompanha.

Neste domingo o Grêmio teve a segunda partida sob o comando do treinador. Depois de empatar com o Palmeiras na rodada anterior, a primeira vitória veio de virada, por 2 a 1, contra o Fluminense, em casa. A atuação desagradou o comandante, mas o resultado foi suficiente para arrancar sorrisos do semblante naturalmente fechado.

"Chegar em um time e conseguir identificar as dificuldades, e a maneira de sair delas, não é uma coisa só minha. Mostrar isso para o elenco, e todos os grupos são parecidos, é algo natural. Obviamente que a organização e a cobrança dentro de campo faz diferença. Os jogadores sabem disso. Pra mim é simples", explicou.

O presidente gremista, Paulo Odone, é um dos maiores admiradores do trabalho de Roth. Foi ele quem o contratou em 2008, ano em que o time tricolor foi vice-campeão brasileiro. Agora, a nova oportunidade veio pelas mesmas mãos. Segundo o mandatário, a vitória contra o Flu teve a "cara do Grêmio". Mas a face atual não é o que pretende o treinador.

"Não posso contrariar o presidente (risos). Presidente de clube pode tudo. Se ele disse isso, vou dizer que ele tem toda razão. Só preciso contrariar num pequeno detalhe: a cara pode ficar mais bonita. Está um pouco feia ainda", brincou Roth.

O Grêmio treina nesta segunda e já embarca para uma excursão que durará os próximos sete dias. Os adversários serão Ceará, em Fortaleza, e Atlético-GO, em Goiânia. Douglas e Rafael Marques voltam ao time. O primeiro duelo não contará com Rochemback, suspenso pelo terceiro amarelo. Gabriel e Mário Fernandes ainda não retornam.