Topo

Invicto, Fla fica sem R10 pela 5ª vez no ano e luta contra retrospecto desfavorável

Ronaldinho comemora com Renato (encoberto) o segundo gol contra o Figueirense - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Ronaldinho comemora com Renato (encoberto) o segundo gol contra o Figueirense Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

15/08/2011 07h10

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo pela segunda vez neste Campeonato Brasileiro, Ronaldinho, artilheiro do Flamengo na temporada, com 15 gols, está fora da partida contra o Atlético-GO, quinta-feira, às 21h, no Engenhão. Será a quinta vez que o camisa 10 desfalcará o Rubro-Negro desde que estreou pelo clube, dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca.

Único time invicto na competição após dezesseis rodadas, o Flamengo terá de superar uma evidente dificuldade para continuar perseguindo o Corinthians no topo da tabela. Nas quatro oportunidades em que entrou em campo sem Ronaldinho, o time só conseguiu jogar bem em uma partida. Na ocasião, venceu o Horizonte-CE por 3 a 0.

Nos outros jogos, empates contra Cabofriense (0 a 0), Fluminense (1 a 1) e Ceará (1 a 1). Ainda sem uma “R10-dependência” assumida, o Flamengo terá um teste para a força do elenco. Bottinelli, Diego Maurício e Jael são os prováveis substitutos. Também suspenso pelo terceiro amarelo, Renato Abreu será outro desfalque.

O empate com o Figueirense tirou do Flamengo a possibilidade de assumir a liderança e abrir dois pontos para o Corinthians. Agora, o time de Vanderlei Luxemburgo terá de dar a "volta por cima" contra um adversário que jamais venceu o Flamengo em Campeonatos Brasileiros (três vitórias dos cariocas e um empate).

“Era um jogo para sair com 2 a 0 e passar à frente na tabela. O Corinthians perdeu pontos em casa, o São Paulo também, mas aconteceu. Fora de casa passa a ser um resultado muito bom e temos de fazer o nosso dever no Rio de Janeiro. O percentual ainda é aquele de conquista, de classificação de Libertadores. Está dentro da normalidade”, comentou Vanderlei Luxemburgo.