Topo

Presidente da CBF anuncia utilização de árbitros atrás dos gols no Campeonato Brasileiro

Sistema com árbitros atrás das metas já é utilizado nos campeonatos do Rio e SP - Reuters
Sistema com árbitros atrás das metas já é utilizado nos campeonatos do Rio e SP Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/03/2012 09h35

O próximo Brasileirão passará a contar com árbitros atrás das duas metas.  Já adotado nos campeonatos do Rio e de São Paulo, o sistema foi aprovado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, que anunciou o aumento da arbitragem em jogos nacionais durante reunião na Fifa, na Suíça, como membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL).

FELIPÃO QUESTIONA ÁRBITROS ATRÁS DOS GOLS: "SÓ FICAM ASSISTINDO"

  • Leandro Moraes/UOL

    ?Gostaria que me explicassem a função dos árbitros que ficam atrás do gol. Se eles servem só para olhar o jogo ou se servem como referência para escanteio, pênaltis. Queria que me explicassem?, argumentou Luis Felipe Scolari.

De acordo com o jornal Lance!, a utilização de árbitros atrás das metas é uma medida paliativa para minimizar erros em lances em que a bola ultrapassou a linha do gol. O ideal para uma ala da Fifa é que seja introduzido meios eletrônicos de auxílio.

A Fifa pretende se reunir em abril para discutir a adoção de equipamentos tecnológicos para auxiliar a arbitragem.

Antes contrária à utilização de mecanismos tecnológicos, a entidade foi bombardeada por críticas durante a Copa do Mundo de 2010. A seleção da Inglaterra teve gol de Lampard anulado erradamente porque a arbitragem não viu a bola ultrapassar a linha do gol. O time inglês acabou sendo eliminado nesse jogo para a Alemanha.

Com a inclusão de árbitros atrás das metas, a CBF também pretende evitar polêmicas em relação à marcação de pênaltis e agressões dentro da área que geralmente passam despercebidas pelo árbitro.

A medida também está sendo usada na Liga dos Campeões.