Topo

Com pontaria em dia, Flamengo esquece ataque e Joel reforça atenção na defesa

Joel Santana conversa com titulares do Flamengo; defesa é a principal dor de cabeça - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Joel Santana conversa com titulares do Flamengo; defesa é a principal dor de cabeça Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/06/2012 06h04

Com a segunda melhor pontaria após quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o Flamengo realizou treinos nesta semana que revelam que o ataque está mesmo longe de ser prioridade para Joel Santana. O treinador dá atenção para o acerto da defesa e, enquanto isso, esquece as dificuldades ofensivas do time. No setor, Vagner Love marcou quatro gols e dá contribuição fundamental para as estatísticas favoráveis do clube rubro-negro até o momento no torneio. Entretanto, as outras peças estão longe de serem indiscutíveis.

PROMESSA DO FLA SE INSPIRA EM BEBETO

  • Fla Imagem

    Promovido ao elenco principal do Flamengo no início da semana, Mattheus é uma das principais esperanças para resolver os problemas da equipe. Ciente da responsabilidade pela dificuldade de Joel em achar um meia-atacante e da expectativa por ser filho de Bebeto, o jovem de 17 anos faz planos para a nova etapa da carreira. O jogador diz se inspirar no pai, mas rejeita comparações ao lembrar os estilos de jogo diferentes.

Segundo o Datafolha, o Flamengo só perde para o Botafogo em eficiência nas finalizações. O time alvinegro tem 51,5% de acerto, enquanto a equipe de Joel ostenta 47,2%. Love é artilheiro do Brasileiro – ao lado dos rivais Alecsandro e Herrera – e o grande destaque do setor. Diego Maurício, Deivid e Hernane lutam para serem escolhidos como companheiro do camisa 99, mas enfrentam questionamentos da torcida.

Por outro lado, o "solitário" Love vê o time ter sérios problemas para atrapalhar o goleiro rival. No ranking de chutes a gol, o Flamengo ocupa apenas a 13ª posição, com média de 12,3 arremates por jogo. Favorito para ser o companheiro de Love no ataque rubro-negro para o jogo contra o Santos, às 16h deste domingo, Diego Maurício confia que o seu desempenho na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba pode render mais chances no futuro.

“Acredito que agradei à comissão técnica e à torcida. Com certeza, consegui um ânimo novo e estou muito feliz. Estou renovado e quero seguir no time titular, mas é claro que quem decide isso é o treinador. O ataque está bem servido. A briga vai ser boa. Mas é uma briga sadia e gostosa”, comentou o jogador.

Apesar da briga no ataque, Joel não vê o setor como prioridade. O meio-campo, contestado por ter excesso de jogadores com características defensivas, tampouco recebe atenção.

A defesa é a principal preocupação do comandante rubro-negro. Nesta quarta-feira, uma nova formação para a zaga do time foi testada. Welinton foi para a reserva e viu Marcos González e Marllon formarem a dupla titular. Pelas estatísticas, o setor merece ser observado.

Com média de 16,8 finalizações contra a sua meta por jogo, o Flamengo - que já levou sete gols no Brasileiro - tem a segunda pior marca neste quesito entre os 20 times da competição. Somente o Bahia (17) permite mais finalizações do time adversário durante os confrontos após quatro rodadas disputadas no torneio.