Topo

Fluminense 'tira peso', mas convive com euforia da torcida pelo Fla-Flu centenário

O meia Deco afirmou que a campanha no Brasileiro é o objetivo principal do Fluminense - Agência Photocamera
O meia Deco afirmou que a campanha no Brasileiro é o objetivo principal do Fluminense Imagem: Agência Photocamera

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/07/2012 11h00

Os torcedores de Flamengo e Fluminense só pensam no clássico do centenário, domingo, às 16h, no Engenhão, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. A empolgação é considerável de ambos os lados, principalmente do Tricolor, que vive momento positivo na competição nacional, enquanto o rival sofre com constante irregularidade e a ameaça de demissão do técnico Joel Santana. Porém, se a torcida do clube das Laranjeiras faz a festa, os profissionais procuram “tirar o peso” do confronto.

DECO ELOGIA CHEGADA DE SEEDORF E DIZ QUE BRASIL JÁ É VISTO DE OUTRA FORMA

  • Agência Photocamera

    A contratação do holandês Clarence Seedorf pelo Botafogo vem movimentando o noticiário do futebol nacional e também as tradicionais resenhas entre os jogadores dos times rivais. Nesta terça-feira, o meia Deco falou sobre o assunto após o treinamento do Fluminense, nas Laranjeiras. Para o camisa 20, a chegada do holandês coloca o Brasil em outro patamar na visão dos clubes e atletas europeus. Após 13 anos atuando na Europa, Deco acumulou bagagem internacional, títulos, e também uma amizade com o novo ídolo Alvinegro. Para um dos principais jogadores do Fluminense, Seedorf fará diferença vestindo a camisa do Botafogo.

A empolgação excessiva costuma preocupar no futebol. Na última terça-feira, os torcedores que estiveram nas Laranjeiras aplaudiram e gritaram o nome dos jogadores a cada aparição e voltas em torno do gramado. Na área social da sede, questionamentos frequentes sobre a venda de ingressos e provocações entre amigos ao rival da Gávea. Para os tricolores, vencer mais uma vez, como ocorreu no primeiro Fla-Flu da história - 3 a 2 em 1912 -, é questão de honra.

Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro com 15 pontos, o Fluminense prega que o objetivo do time é mais do que vencer o Rubro-Negro. Somar pontos é fundamental na festa que o Engenhão irá receber. Experiente, o meia Deco é entusiasta da prioridade e foi um dos jogadores com o discurso mais contundente envolvendo o clássico.

“O nosso objetivo maior é o titulo brasileiro. Sabemos que é um jogo histórico, tem um sabor especial, mas no fundo o brilho da vitória será o mesmo. Tem muita história por trás, coisas que passaram, e também desejamos fazer parte de uma forma bonita. Porém, o jogo vale três pontos e o Fluminense precisa entrar concentrado”, afirmou.

Deco disputou muitos clássicos na Europa durante a carreira com as camisas de Benfica, Porto, Barcelona e Chelsea. Conhecedor do que representa a rivalidade para os torcedores, o camisa 20 entende a expectativa dos tricolores para o confronto contra o Flamengo. “Atuei em clássicos com rivalidades intensas e sempre acompanhei desde pequeno o Fla-Flu. O clássico tem um significado enorme e sabemos que representa bastante para as duas torcidas. Só isso já traduz a motivação”, comentou.

Por fim, Deco amenizou o fato de um confronto tão importante não ser realizado no Maracanã, o seu palco principal em 100 anos de rivalidade. Devido ao processo de obras para a Copa do Mundo de 2014, a festa terá o Engenhão como casa. “O Fluminense e os clubes do Rio de Janeiro sempre tiveram essa ligação forte com o Maracanã. É difícil, mas é a realidade que vivemos e sabemos que isso acontece pela Copa do Mundo. Mas a rivalidade, a história, isso tudo continua, sem problema algum”, encerrou.