Topo

Com cinco mudanças no time titular, Joel testará 27ª formação diferente no Fla

Técnico Joel Santana tem sofrido para achar a escalação ideal do time do Flamengo - REUTERS/ Sergio Moraes
Técnico Joel Santana tem sofrido para achar a escalação ideal do time do Flamengo Imagem: REUTERS/ Sergio Moraes

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/07/2012 06h10

Com dificuldades para encaixar o time do Flamengo, Joel Santana terá novos problemas para a partida deste domingo, contra o Bahia, em Pituaçu. Entre lesionados e suspensos, o treinador terá que fazer cinco mudanças na equipe titular que iniciará o jogo. Mas o que impressiona mesmo são outros números ainda mais elevados que ajudam a explicar a dificuldade de se ter uma equipe ajustada. Em 28 jogos no comando do rubro-negro nesta sua quinta passagem pelo clube, esta será a 27ª formação diferente testada pelo técnico.

JOEL TESTA ADRYAN E RAMON ENTRE OS TITULARES DO FLA PARA O PRÓXIMO JOGO

  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem

    Sem Vagner Love e Bottinelli, suspensos, o Flamengo terá novidades para a partida contra o Bahia, no próximo domingo, em Pituaçu. No entanto, as mudanças no time irão além dos substitutos destes jogadores. Em treino tático realizado nesta quinta, o técnico Joel Santana testou o recém contratato Ramon na lateral esquerda e o jovem Adryan no meio campo do time

Em pouco mais de cinco meses de trabalho, Joel teve que conviver com inúmeros problemas para escalar o time e só conseguiu repetir os 11 titulares em uma única oportunidade. No início de abril, a equipe formada por Felipe; Léo Moura, Welinton, González e Junior Cesar; Willians, Muralha, Bottinelli e Ronaldinho; Vagner Love e Deivid atuou por duas vezes seguidas, nos duelos contra Bangu e Emelec-EQU.

Com exceção destes duelos, o técnico teve que fazer pelo menos uma variação em 26 dos 28 jogos que comandou. O fato incomoda e vem sendo usado constantemente por Joel para justificar o baixo rendimento do rubro-negro dentro de campo.

"Todo mundo fala, reclama e questiona o time. Mas esquecem de ver que sempre tenho um problema. Já perdi [Vagner] Love e Botti [Bottinelli] para o próximo jogo. É sempre uma dificuldade, mas vamos seguir tentando achar o melhor encaixe", salientou o técnico, depois do clássico contra o Fluminense, no último domingo, ao ser questionado sobre as seguidas dificuldades que o time encontra para se acertar.

No início do trabalho, Joel tinha problemas seguidos para conseguir formar uma base no meio-campo. Pouco tempo depois, a dor de cabeça passou a ser na defesa. Para o jogo de domingo, o problema é tão grave que o treinador terá dificuldades para escalar o time em praticamente todos os setores.

Na defesa, sem Marcos González, machucado, Arthur Sánchez será o substituto. Nas laterais, Ramon estreia na esquerda e Luiz Antônio, improvisado, ocupará a vaga de Léo Moura, que segue em recuperação de uma lesão muscular. Adryan, no meio-campo, será a novidade no lugar de Bottinelli. E na frente, lugar que Joel tinha menos preocupação, mudança completa: Hernane e Deivid substituem Vagner Love e Diego Maurício.

E as mudanças não devem parar nessa rodada. Com jogadores retornando nas próximas partidas e uma movimentação intensa no mercado de contratações, a expectativa é que Joel Santana siga mexendo no time nos jogos seguintes. Para o duelo contra o Corinthians, na quarta-feira, no mínimo três alterações serão feitas. Vagner Love volta ao time, Cáceres fará sua estreia, enquanto Ramon será desfalque por conta de um cláusula no seu contrato de empréstimo junto ao time paulista.