Topo

Dorival planeja 'vestibular' na reta final do Brasileiro para definir dispensas no Fla

Dorival Júnior irá observar alguns jogadores do Flamengo na reta final do Brasileiro - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Dorival Júnior irá observar alguns jogadores do Flamengo na reta final do Brasileiro Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/11/2012 06h10

Apesar do Flamengo não ter maiores pretensões nesta reta final de Campeonato Brasileiro, os três últimos jogos do time na competição terão grande importância para o técnico Dorival Júnior. Já livre do rebaixamento e sem chances de título ou vaga na Libertadores, o comandante rubro-negro irá aproveitar a sequência para promover uma espécie de "vestibular" entre alguns jogadores que ainda disputam uma vaga para o elenco do próximo ano e definir as dispensas do final desta temporada.

Com um elenco "inchado", o treinador já tem alguns nomes que irão compor a "barca" em dezembro e irá definir outros dependendo do desempenho nas partidas contra Palmeiras, Botafogo e Vasco, nas três rodadas restantes do campeonato.

ZINHO QUER FLA NA FRENTE DE CARIOCAS E MIRA 'TRÊS OU QUATRO' REFORÇOS

  • Alexandre Vidal/Fla Imagem

    Longe do título, sem chances de brigar por uma vaga na Libertadores e livre de qualquer ameaça de rebaixamento, o Flamengo ainda encontra motivação para os três jogos que restam no Campeonato Brasileiro. Com confrontos diretos contra Botafogo e Vasco, além do duelo diante do Palmeiras neste fim de semana, o clube espera terminar na frente dos dois rivais cariocas na competição. Segundo o diretor executivo de futebol rubro-negro, Zinho, o time pode alcançar até a quinta colocação, o que iria coroar o bom desempenho nas últimas rodadas do torneio

"Precisamos terminar bem e aproveitar estes jogos para formar uma base para o próximo ano. O Dorival vai analisar isso e avaliar os jogadores. Com o desempenho de alguns, vamos sentar e ver o que o elenco irá precisar. Estas últimas partidas serão importantes, sim", explicou Zinho, diretor-executivo de futebol do clube.

Nomes frequentes nas últimas partidas, o atacante Hernane e o meia Wellington Bruno são dois jogadores que terão que mostrar bom desempenho nas próximas "provas" para assegurar a continuidade na Gávea em 2013.

A expectativa de ambos é repetir as atuações de Amaral e Renato Santos, volante e zagueiro que agradaram a comissão técnica nos últimos jogos e foram aprovados para o próximo ano, livrando qualquer chance de compor a temida barca.

Por outro lado, enquanto o Flamengo livrou as chances de rebaixamento, tem jogador que não vai escapar da degola. O lateral Magal, o volante Rômulo, o zagueiro Arthur Sanchez, o meia Camacho e o atacante Negueba não escaparão da reprovação do "professor" Dorival. O último, inclusive, já tem um acordo para se transferir para o São Paulo.

Outros nomes também não agradaram ao treinador nas últimas partidas, como o volante Luiz Antônio e o zagueiro Welinton, mas estão longe de uma possível dispensa e seguirão no elenco em 2013.

Confrontos da 7ª rodada

Mais jogos:
Bela do Flamengo
Bela do Fortaleza
Bela do Flamengo
Bela do Fortaleza

Nomes como Léo Moura e Ibson também não estão com a moral elevada, mas permanecerão ao lado de jogadores com Vagner Love, Felipe, González, Ramon, Cáceres, Renato, Cleber Santana e formarão a base rubro-negra para o próximo ano. O clube pretende ainda fazer três ou quatro contratações para completar o time da Gávea.

E enquanto realiza alguns testes, Dorival ainda tentará melhorar a colocação do Flamengo nesta reta final. Com 47 pontos e na nona colocação, a equipe quer deixar a imagem de briga contra o rebaixamento no passado, vencer os três jogos que restam e terminar próxima dos líderes.