Topo

Atlético-MG minimiza série de 4 jogos sem triunfo e exalta feitos obtidos

Cuca diz que não há motivo para ver problemas por falta de vitória nos últimos 4 jogos - Marcus Desimoni/UOL
Cuca diz que não há motivo para ver problemas por falta de vitória nos últimos 4 jogos Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

02/06/2013 09h01

Com foco voltado para o Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG enfrenta o São Paulo, neste domingo, às 18h30, procurando somar seus primeiros pontos no torneio nacional e buscando encerrar a sequência de quatro jogos sem vitórias, que não impediram o alvinegro mineiro de alcançar os objetivos traçados.

O Atlético não vence há quatro jogos. Nesse período, empatou duas vezes e perdeu outras duas. Curiosamente, a fase sem vitórias não atrapalhou o time atleticano de alcançar o título do Campeonato Mineiro e a classificação para a semifinal da Libertadores.

A primeira derrota aconteceu para o Cruzeiro, por 2 a 1, no segundo jogo da final do Campeonato Estadual. Porém, com o triunfo na primeira partida, por 3 a 0, no Independência, o time de Cuca se sagrou bicampeão mineiro.

  • AFP PHOTO / Evaristo SA

    Com a classificação garantida às semifinais da Libertadores, que terá uma interrupção de pouco mais de 30 dias para a disputa da Copa das Confederações, o Atlético-MG volta seus esforços para garantir a permanência de seus principais jogadores para a sequência da competição. O clube convive com o assédio sobre alguns dos seus destaques da Libertadores e com a abertura da janela de transferência internacional, em julho, o alvinegro trabalha para ter força total contra o Newells Old Boys. Um dos principais alvos do futebol europeu é o meia-atacante Bernard. O presidente do Atlético Alexandre Kalil revelou que cinco clubes europeus estão interessados no atleta. O dirigente reconhece ser difícil manter o jogador para o restante da temporada, mas não aceita liberá-lo antes do final da participação atleticana na Libertadores.

Pela Libertadores, foram mais dois empates diante do Tijuana. No primeiro, os dois times ficaram no 2 a 2, no México, com gol de Luan nos acréscimos. A partida de volta terminou em 1 a 1, com o time mexicano perdendo pênalti no última lance do jogo. As igualdades deram a classificação para a semifinal para o Atlético.

Entre os dois confrontos pela Libertadores, o alvinegro mineiro acabou sofrendo outra derrota, quando enfrentou o Coritiba, no domingo passado, pela abertura do Brasileirão. Com um time misto, o alvinegro mineiro saiu à frente, mas sofreu a virada em Curitiba.

“É normal, são jogos sem vitórias, mas que não nos impedem de conseguir os feitos”, ressaltou Cuca. Segundo ele, com exceção do jogo diante do Tijuana, no Independência, o time vem tendo boas atuações. “Então, não tem de pensar isso, achar que é problema”, minimizou Cuca, referindo-se ao tempo sem vitórias.

Com dores musculares, Ronaldinho é dúvida para jogo com São Paulo

  • Fernando Donasci/UOL Esporte

    O técnico Cuca deixou o treino recreativo, tradicional nas vésperas dos jogos e comandou uma atividade técnica na manhã deste sábado. Sem contar com três jogadores, o treinador orientou uma atividade de posicionamento e tem uma dúvida para o jogo contra o São Paulo, neste domingo, às 18h30: Ronaldinho Gaúcho reclama dores musculares e será reavaliado antes do jogo. Cuca não contou com a dupla que está na seleção brasileira Réver e Bernard, que se apresentaram a Luiz Felipe Scolari, o Felipão, na sexta-feira. Ronaldinho Gaúcho não participou do treino neste sábado. O jogador sente cansaço muscular e foi poupado do treino.

O objetivo atleticano neste domingo é voltar a vencer, para somar seus primeiros pontos no Brasileirão e não se distanciar das primeiras colocações. Sem a Libertadores, que só volta a ser disputada em julho, o time retoma suas atenções para a competição nacional, quando fará três jogos antes da pausa para a Copa das Confederações.

“Agora, é o Campeonato Brasileiro. Nossa estreia não foi boa. Agora é correr trás dos pontos perdidos”, destacou o meia-atacante Luan, que será uma das novidades do time titular na vaga do convocado Bernard, que ao lado de Réver está servindo a seleção brasileira de Felipão.

A favor do Atlético-MG será novamente o fator campo. O alvinegro mineiro poderá alcançar diante do São Paulo a maior invencibilidade como mandante do Brasil, com 50 jogos sem ser derrotado. Diante do Tijuana, o time mineiro igualou a marca de Goiás, desta temporada e Grêmio, de 2008 a 2010, que ficaram 49 partidas sem derrotas diante da sua torcida.