Topo

Náutico volta a vencer após 14 jogos e amplia a crise do Coritiba

Náutico vence o Coritiba e inicia reação no Campeonato Brasileiro de 2013 - Agência Estado
Náutico vence o Coritiba e inicia reação no Campeonato Brasileiro de 2013 Imagem: Agência Estado

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/09/2013 20h17

O Náutico deu sinais que pode evitar o rebaixamento ao derrotar o Coritiba por 3 a 0 neste sábado, na Arena Pernambuco, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Olivera e Maikon Leite (dois), a equipe mandante voltou a vencer após 14 partidas da competição nacional, mas continua na lanterna. O último triunfo tinha acontecido no dia 28 de julho, quando a equipe bateu o Internacional pelo mesmo placar.

Por outro lado, o time visitante continua em crise e perdeu a oportunidade de continuar próximo do G-4. Durante a semana, o técnico Marquinhos Santos foi demitido por conta da sequência ruim de resultados. Marcelo Serrano foi o treinador interino na noite deste sábado.

O jogo começou movimentado e o Náutico tentou se impor na tentativa de colocar uma pressão no Coritiba. Atuando de forma organizada, a equipe pernambucana chegou em diversas situações e Vaná precisou intervir. No lance principal, aos dez, Maikon Leite finalizou de longe e o goleiro fez a defesa.

O sistema defensivo do Náutico, no entanto, parecia assustado e cometeu algumas falhas que quase comprometeram o time. Essa situação não abalou boa parte da equipe porque os pernambucanos seguiam dominando o confronto, mas não conseguiam ser felizes na conclusão.

O Coritiba conseguiu melhorar sua marcação na metade da etapa e o Náutico não encontrava mais tanta facilidade para avançar. Mesmo assim, o time paranaense, que tinha Marcelo Serrano como técnico interino, era tímido no ataque e Gideão apenas observava a partida. No fim, aos 41, Alex obrigou o goleiro a praticar defesa importante ao finalizar de fora da área. Mesmo com boas chances criadas pelos dois times, o confronto terminou mesmo empatado sem gols no primeiro tempo.

Os dois times iniciaram a etapa com novidades. O Náutico iniciou o segundo tempo com Olivera no lugar de João Paulo. Por outro lado, o Coritiba retornou com Dudu Figueiredo na vaga deixada por Bottinelli.

A equipe da casa manteve seu comportamento da primeira etapa e abriu o placar, aos cinco, com Olivera. Após cruzamento da direita, o atacante subiu mais que a defesa para marcar de cabeça.


Na tentativa de chegar ao empate, o Coritiba passou a ceder espaços para o Náutico. A equipe melhorou sua posse de bola, mas não conseguia ser efetivo e o time mandante errava nos contra-ataques.

A tarefa do Náutico chegou a ser facilitada quando Escudero foi expulso, aos 15, ao parar um contra-ataque puxado por Martinez. O time pernambucano controlou sua vantagem e sacramentou a vitória com dois gols de Maikon Leite. O primeiro aconteceu, aos 31, quando o atacante recebeu passe preciso de Dadá dentro da área e tocou na saída de Vaná. Por fim, Diego Morales fez ótima jogada individual, aos 38, e o camisa 11 completou para a rede.

 


 

NÁUTICO 3 x 0 CORITIBA

Data: 28/09/2013 (sábado)

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva
Auxiliares: Ailton Farias da Silva e Esdras Mariano de Lima Albuquerque
Cartões amarelos: Escudero, Bottinelli, Lincoln e Gil (COR); Tiago Real (NAU) 
Cartão vermelho: Escudero (COR), aos 15min do segundo tempo
Gols: Olivera, aos cinco, Maikon Leite, aos 31min, e aos 38 min do segundo tempo

NÁUTICO
Gideão, Maranhão (Auremir), João Filipe, William Alves e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Dadá e Tiago Real (Diego Morales); João Paulo (Olivera) e Maikon Leite
Técnico: Marcelo Martelotte

CORITIBA
Vaná, Victor Ferraz, Bonfim, Chico e Escudero; Gil, Robinho, Bottinelli (Dudu Figueiredo) e Alex; Vitor Júnior (Lincoln) e Bill (Emerson Santos)
Técnico: Marcelo Serrano (interino)