Topo

Grêmio vence com menos um, mantém jejum do Botafogo e dispara na vice-liderança

Seedorf é observado por Alex Telles, autor do gol da vitória do Grêmio no estádio do Maracanã - Vitor Silva/SSPress
Seedorf é observado por Alex Telles, autor do gol da vitória do Grêmio no estádio do Maracanã Imagem: Vitor Silva/SSPress

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/10/2013 20h25

O Botafogo segue em queda livre no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time voltou a jogar mal, não aproveitou a expulsão de Kleber aos 30min do 1º tempo e perdeu para o Grêmio por 1 a 0, no Maracanã. O gol de Alex Telles fez o Tricolor Gaúcho abrir distância na vice-liderança da competição. A equipe chegou aos 48 pontos e está invicta há cinco partidas.

Já o Alvinegro alcançou o quinto jogo sem vitória e permanece na terceira colocação, com 43 pontos. No entanto, os comandados de Oswaldo de Oliveira podem cair para o quarto lugar desde que o Atlético-PR triunfe diante do Coritiba, domingo, às 16h, no Durival de Brito.

Atuando em casa, o Botafogo buscou tomar a iniciativa logo no início. Trabalhar pelas laterais era o objetivo do time, que também cadenciava a bola no meio de campo esperando a melhor oportunidade. Por sua vez, o Grêmio se posicionava para puxar os contra-ataques e explorar possíveis falhas da defesa alvinegra.

Apesar dos objetivos definidos, os times não conseguiam criar oportunidades concretas para abrir o placar. O primeiro momento de real movimentação foi apenas aos 30min. O atacante Kleber já tinha cartão amarelo e deixou o pé em uma dividida com Dória. Sem pestanejar, o árbitro Wilton Pereira Sampaio expulsou o atleta gremista.

Aos 32min, Rafael Marques deu o primeiro chute a gol com relativo perigo para o Botafogo. Mas, apesar da inferioridade numérica, foi o Grêmio quem abriu o placar no Maracanã. Aos 37min, Alex Telles recebeu na lateral da área e acertou belo chute no ângulo esquerdo de Jefferson.

Aos 41min, Pará arriscou novo arremate de fora da área na expectativa de surpreender o goleiro alvinegro. A equipe da casa respondeu aos 42min, mas sem perigo para Dida. Nervosa, a torcida do Botafogo não perdoou e vaiou o time ao término da primeira etapa.

O Alvinegro voltou para o segundo tempo com Bruno Mendes no lugar de Lodeiro. Sem alternativa, o time se jogou ao ataque na busca pelo empate. O Grêmio manteve a postura defensiva na espera pela chance de encaixar o esperado contragolpe. Aos 8min, Renato arriscou um balaço de longe e por pouco não surpreendeu Dida.

O Botafogo manteve o predomínio da posse de bola, porém, sem conseguir criar oportunidades concretas. O desempenho irritou cada vez mais os torcedores e vaias eram ouvidas a todo o momento na parte final do duelo. Até cantos pedindo para a diretoria atrasar os salários do elenco foram entoados nas arquibancadas.

O dono da casa não conseguiu superar as adversidades e deixou o gramado cabisbaixo ao apito final. Já o Grêmio comemorou bastante o resultado e se manteve firme no objetivo de conquistar a vaga na Copa Libertadores e até sonhar com o título do Campeonato Brasileiro.

Leia as opiniões dos blogueiros do UOL

BOTAFOGO 0 X 1 GRÊMIO

Data: 05/10/2013 (sábado)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse
Renda: R$ 356.995,00
Público: 10.959 pagantes (14.418 presentes)
Cartões amarelos: Lodeiro, Dória, Henrique e Gilberto (Botafogo); Kleber, Ramiro, Alex Telles e Bressan (Grêmio)
Cartão vermelho: Kleber (Grêmio)
Gol: Alex Telles, aos 37min do primeiro tempo

BOTAFOGO
Jefferson; Gilberto, Dankler, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Jeferson), Renato, Rafael Marques e Seedorf; Lodeiro (Bruno Mendes) e Henrique (Sassá).
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

GRÊMIO
Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Riveros (Wendell), Ramiro (Adriano) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Lucas Coelho).
Técnico: Renato Gaúcho.