Topo

Bahia encerra série negativa contra o Vitória e se afasta da zona da degola

Do UOL, em São Paulo

09/10/2013 23h03

Foram mais de dois anos sem vencer o maior rival, mas nesta quarta-feira o tabu que já durava nove jogos acabou e o Bahia, enfim, derrotou o Vitória. Na despedida da Fonte Nova, o time de Cristovão Borges marcou 2 a 0 com Raphael Miranda e Fernandão e se afastou da perigosa zona de rebaixamento.

Com o triunfo, o Bahia também encerra uma série de três jogos sem vencer no Brasileiro e chega aos 36 pontos, pulando para a 9ª colocação. Já o Vitória estaciona nos 37 pontos, mas mantém a 7ª colocação. A vaga na Libertadores, porém, segue distante. 

A chuva que atingiu o estado da Bahia prejudicou o time rubro-negro, que só conseguiu chegar ao estádio 25 minutos antes das 21h, horário previsto para que a bola começasse a rolar. Com isso, a partida teve início com onze minutos de atraso. Os hinos da Bahia e do Brasil sequer foram executados a pedido do árbitro Marcelo de Lima Henrique.

Quando a bola rolou, o Bahia soube aproveitar o imprevisto dos rivais e com 25 minutos de jogo, o placar já anotava 2 a 0 para os donos da casa. Antes de balançar as redes, Wilson já havia evitado o gol de Fernandão em uma cabeçada aos 4 minutos.

O primeiro gol, no entanto, só saiu aos 16. Após cobrança de escanteio, Raphael Miranda subiu livre para inaugurar o placar.

As melhores jogadas do Bahia saíam sempre pelo lado esquerdo da defesa rubro-negra. Em rápido contra-ataque, Willian Barbio aproveitou o espaço deixado por Juan, avançou livre e chutou cruzado. No rebote de Wilson, Fernandão bateu firme e marcou o segundo. 

Ney Franco sentiu falta de Escudero e, principalmente, das bolas paradas do lateral Ayrton. Ainda sem poder contar com o baixinho Maxi, ele tentou mexer na equipe e promoveu as entradas de Alemão e Felipe.

Alemão foi o único que assustou, após finalizar e ver a bola triscar a trave de Marcelo Lomba. A maior posse de bola não era refletida em oportunidades de gol e a melhor chance do segundo tempo também foi do Bahia. Novamente pela esquerda, Barbio fez boa jogada e na sobra Raphael Miranda mandou uma bomba, que explodiu na trave. 

O Bahia agora faz duas partidas fora de casa. No domingo, encara o Goiás e na quarta-feira da semana que vem pega o Flamengo, no Maracanã. Já o Vitória tem dois duelos no Barradão. Sábado recebe o Coritiba e na quinta, o Botafogo. 

FICHA TÉCNICA – BAHIA 2 x 0 VITÓRIA
Data: 9/10/2013
Local: estádio Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Joia e Fabio Pereira
Cartões amarelos: Luiz Gustavo, Kadu, Marquinhos, Victor Ramos (VIT); Marcelo Lomba, Demerson, Helder (BAH)
Gols: Rafael Miranda 16’/1º e Fernandão 25’/1º

BAHIA
Marcelo Lomba; Madson (Fabricio Lusa), Lucas Fonseca, Demerson e Raul; Feijão, Rafael Miranda, Hélder; William Barbio, Wallyson (Marquinhos Gabriel) e Fernandão (Obina). Técnico: Cristovão Borges

VITÓRIA
Wilson; Luiz Gustavo, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel (Felipe), Cáceres, Renato Cajá (Willian) e Leílson (Alemão); Marquinhos e Dinei. Técnico: Ney Franco