Topo

São Paulo vence líder, escapa da zona de degola e derruba Cruzeiro no Mineirão

Do UOL, em Belo Horizonte

09/10/2013 23h37

Acostumado a aprontar com o Cruzeiro, o São Paulo manteve a sina ao derrotar o líder do Campeonato Brasileiro, por 2 a 0, nesta quarta-feira, e escapar de voltar à zona de rebaixamento. O time mineiro sofreu a primeira derrota no Mineirão na temporada e encerrou invencibilidade de 12 jogos na competição.

Mesmo com a derrota, o Cruzeiro manteve a vantagem de 11 pontos na liderança, já que o Grêmio, vice-líder, foi derrotado em casa pelo Criciúma, por 2 a 1. O time celeste vinha de 11 vitórias e um empate e sofreu a primeira derrota no Mineirão em 2013 depois de 22 jogos. No próximo domingo, o time celeste fará o clássico com o rival Atlético-MG, no Independência.

Com a vitória, o São Paulo foi a 33 pontos e permaneceu na 16ª colocação, uma acima da zona de rebaixamento. O triunfo fora de casa evitou que o tricolor paulista retornasse ao grupo dos quatro piores classificados, já que o Vasco venceu o Fluminense, por 1 a 0, e chegou a 32 pontos.

Cruzeiro e São Paulo fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas com poucas chances de gol. O time mineiro esteve mais perto de abrir o placar com Willian, que desperdiçou oportunidade incrível. O tricolor paulista não intimidou diante do líder e também chegou ao ataque com perigo.

O São Paulo não se limitou a marcar e, aos 14min, Rodrigo Caio arriscou de fora da área, mas Fábio defendeu em dois tempos. Em seguida, Reinaldo tentou cruzar uma bola na área e quase surpreendeu o goleiro cruzeirense.

O Cruzeiro quase abriu o placar aos 24min. Ceará cruzou da direita e Ricardo Goulart cabeceou, mas Denis espalmou a bola e evitou o gol. O time paulista respondeu com Ademilson, que fez boa jogada individual e chutou à direita do gol de Fábio com perigo.

A melhor chance do primeiro tempo ocorreu aos 31min. Depois de tabela rápida, Ricardo Goulart chutou rasteiro e Denis defendeu. No rebote, Willian, livre na área, acertou a trave esquerda e perdeu grande chance de abrir o placar. “A bola pegou no tornozelo e foi na trave”, disse o atacante no intervalo da partida.

O segundo tempo começou movimentado. O Cruzeiro voltou mais agressivo e passou a pressionar o adversário, porém o São Paulo manteve a marcação forte e ainda chegou ao ataque.

O São Paulo teve boa chance para marcar aos 26min. Ganso cobrou falta rente à grande área e a bola passou raspando no travessão com Fábio apenas observando.

O time paulista ganhou confiança na partida e chegou ao gol aos 31min. Maicon arrancou pela esquerda, tocou para Ademilson, que rolou para Douglas bater forte no canto esquerdo de Fábio. O São Paulo ampliou com Reinaldo, aos 34min, e selou a vitória fora de casa. O Cruzeiro não teve força para reagir e amargou a primeira derrota no novo Mineirão.

CRUZEIRO 0 X 2 SÃO PAULO

Data: 9/10/2013 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta
Renda: R$ 1.899.595
Público: 40.743 pagantes
Cartões amarelos: Wellington, Paulo Henrique Ganso (SÃO); Lucas Silva, Dagoberto (CRU)
Gols: Douglas, aos 31min, Reinaldo, aos 34min do segundo tempo

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio (Mayke); Nilton, Lucas Silva (Alisson), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Dagoberto); Borges e Willian
Técnico: Marcelo Oliveira

SÃO PAULO
Denis; Douglas, Paulo Miranda, Edson Silva e Reinaldo; Wellington, Rodrigo Caio, Maicon e Paulo Henrique Ganso (Lucas Evangelista); Aloísio (Welliton) e Ademilson
Técnico: Muricy Ramalho