Topo

Botafogo vira sobre Náutico, volta a vencer após 5 jogos e cola no Grêmio

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/10/2013 23h43

O Botafogo fez as pazes com a vitória. Após cinco jogos sem triunfar, o time bateu o Náutico de virada, por 3 a 1, nesta quarta-feira, na Arena Pernambuco. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 46 pontos e colou no vice-líder Grêmio com 48 – os gaúchos foram derrotados pelo Criciúma, em Porto Alegre. Rafael Marques, Seedorf e Gegê fizeram para o time de General Severiano, enquanto que Maykon Leite descontou para os donos da casa.

Assim, o Botafogo, além  de quebrar a série de jogos sem vencer, se consolida ainda mais no G-4, abrindo nove pontos em relação ao Vitória, primeiro time fora da zona de classificação para a Libertadores – o Atlético-MG, em quinto, já conquistou sua vaga por ser o atual campeão continental. Já o Náutico segue seu calvário rumo à segunda divisão. Os pernambucanos são os lanternas, com 17.

Mas a partida não começou nada bem para o Botafogo. Isso porque o Náutico utilizou os minutos iniciais para pressionar o adversário. Com apenas 8min, os donos da casa fizeram a alegria de seus torcedores. Em grade fase, Maykon Leite arriscou de fora da área e contou com falha de Renan para abrir o placar: 1 a 0.

O Botafogo, no entanto, não sentiu o gol. Pelo contrário. Em desvantagem, o Alvinegro se lançou ao ataque e chegou ao empate aos 25min. Seedorf fazia boas jogadas pela esquerda e, em uma delas, cruzou para Elias. A zaga do Náutico afastou mal e Rafael Marques mostrou oportunismo para deixar tudo igual: 1 a 1.

E Seedorf mostrou que o bom futebol estava de volta. Depois de criar boas jogadas ofensivas pelo lado esquerdo, o holandês marcou um golaço. Em jogada ensaiada de escanteio, o camisa 10 recebeu na entrada da área, dominou e chutou com muito efeito para estufar as redes de Ricardo Berna, que sequer pulou na bola: 2 a 1, aos 39min.

Após o intervalo, o Botafogo continuou comandando as ações da partida, com o Náutico pouco ameaçando o gol de Renan. Aos 12min, Morales fez grande jogada individual e só não fez um gol de placa após driblar quatro defensores, porque Renan fez grande defesa. Luiz Alberto, que substituía Oswaldo de Oliveira, vetado do trabalho após sofrer uma arritmia na derrota para o Grêmio, trocou Octávio por Hyuri.

O Botafogo optava por não se expor desnecessariamente e garantir a vitória. O Náutico, por sua vez, fazia forte marcação e impedia o Alvinegro de ficar apenas tocando a bola. Com a bola, os pernambucanos eram perigosos com Morales, Maykon Leite e Oliveira.

O Botafogo tinha a posse de bola, mas não criava situações de gol, enquanto o Náutico respondia de forma perigosa. Com o jogo em aberto, o tempo foi passando, aumentando o clima de tensão. O Alvinegro até marcou seu terceiro gol, com Henrique, mas o atacante estava em posição irregular. Mas Gegê, que havia entrado na vaga de Rafael Marques, teve tranquilidade para determinar a vitória do time de General Severiano: 3 a 1.

NÁUTICO 1 X 3 BOTAFOGO

Data:
09/10/2013 (quarta-feira)
Local: Arena Pernambuco, em Pernambuco (RE)
Árbitro: Marcos Andre Gomes da Penha
Auxiliares: Luis Carlos Camara Bezerra e Broney Machado
Gols: Maikon Leite, aos 9min, Rafael Marques, aos 25min, Seedorf, aos 39min, do primeiro tempo, e Gegê, aos 45min do segundo tempo

NÁUTICO
Ricardo Berna; Maranhão, Willian Alves, João Filipe e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Derley (Marcus Vinícius); Hugo (Oliveira), Maykon Leite e Morales (Jones Carioca)
Técnico: Marcelo Martelotte

BOTAFOGO
Renan; Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf, Rafael Marques (Gegê) e Octávio (Hyuri); Elias (Henrique)
Técnico: Luiz Alberto (interino)