Topo

Vasco vence, mantém seca do Flu em clássicos, mas segue na degola

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/10/2013 23h46

Com gol do criticado Cris, o Vasco venceu o Fluminense por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Ressacada, em Florianópolis, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro marcou o gol da vitória do Cruzmaltino aos 10min do primeiro tempo. O resultado manteve a seca do time das Laranjeiras em clássicos cariocas: o time não venceu nenhum até aqui em 2013. A última vitória do Tricolor sobre um rival foi em outubro do ano passado, sobre o Botafogo, por 1 a 0.

Com a vitória, o Vasco completa quatro jogos sem perder no Campeonato Brasileiro e chega aos 32 pontos na competição, mas continua na zona de rebaixamento da competição. Já o Fluminense sofreu a segunda derrota consecutiva após passar oito rodadas invicto. O Tricolor se manteve com 34 pontos.

O Vasco começou melhor o clássico em Florianópolis, embora os primeiros minutos tenham sido de certo equilíbrio na Ressacada. Assim como o rival, o Fluminense procurava bastante o ataque. Antes mesmo da partida ter algum lance de maior perigo, porém, o zagueiro Cris apareceu em escanteio para cabecear e abrir o marcador em Florianópolis, aos 10min.

Em desvantagem, o Fluminense abriu seu normalmente contido esquema tático e partiu para cima do rival. O Vasco aproveitava o espaço dado pelo adversário e criava jogadas de muito perigo.  Aos 23min, o estreante Francismar arriscou de fora da área e forçou Kléver a praticar grande defesa antes da bola explodir no travessão.

O clássico era quente na Ressacada. Tanto que o Fluminense também criava boas chances. Aos 30min, Diogo Silva defendeu chute forte de Wagner de fora da área. Na jogada seguinte, o goleiro vascaíno teve que segurar bom arremate rasteiro de Jean.

A sequência de ataques do tricolor mudou o cenário da partida. Ainda no primeiro tempo, o Fluminense teve uma chance incrível de empatar o marcador. Aos 38min, Rafael Sóbis experimentou da entrada da área e a bola desviou antes de sobrar para Wagner, livre, já dentro da pequena área. Na base da coragem, Diogo Silva saiu do gol e conseguiu abafar o arremate do meia tricolor.

Sem conseguir o empate no primeiro tempo, o técnico interino Junior Lopes arriscou e promoveu três alterações no Fluminense no intervalo da partida. De uma só tacada, entraram no Tricolor Samuel, Diguinho e Felipe. A postura da equipe também ficou mais agressiva no ataque.

As alterações surtiram efeito: o jogo se transformou num duelo entre o ataque do Fluminense e a defesa do Vasco, com raras escapadas cruzmaltinas. Já o Tricolor também não tinha muitas chances. Bruno e Jean fizeram boas jogadas, mas sem sucesso.

A pressão tricolor seguiu durante todo o segundo tempo. O Vasco se limitava a buscar contragolpes, mas levava perigo em alguns deles com André. Todo o esforço do time das Laranjeiras, no entanto, foi em vão. O Cruzmaltino conseguiu manter o controle do placar até o soar do apito final.

VASCO 1  X 0 FLUMINENSE

Data: 09/10/2013 (quarta-feira)
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Auxiliares: Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Luiz Claudio Regazzone
Renda: R$ 269.470,00
Público: 8.245 torcedores
Cartões amarelos: Jomar, Fillipe Soutto e Francismar (VAS); Bruno, Gum e Leandro Euzébio (FLU)
Gols: Cris, aos 10min, do primeiro tempo

VASCO
Diogo Silva, Fagner, Cris, Jomar e Henrique; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Francismar (Willie) e Jhon Cley (Wendel); Marlone (Sandro Silva) e André
Técnico: Dorival Júnior

FLUMINENSE
Kléver, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Igor Julião (Felipe); Edinho, Jean e Wagner; Biro Biro (Samuel), Rhayner (Diguinho) e Rafael Sobis
Técnico: Junior Lopes (interino)