Topo

Atlético-PR quebra série invicta do São Paulo e 'adia' título do Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo

10/11/2013 18h54

O Atlético-PR mantém vivo o sonho de conquistar o título brasileiro. As chances são pequenas, mas matematicamente ainda é possível depois do triunfo tranquilo da equipe sobre o São Paulo, neste domingo, por 3 a 0, na Vila Capanema, em Curitiba. Os gols foram marcados por Marcelo, Luiz Alberto e Éderson.

A vitória do Atlético, construída quase toda no primeiro tempo, alimenta a esperança de seus torcedores de chegarem à conquista nacional e, mais do que isso, adiou por pelo menos mais uma rodada o título do Cruzeiro, que venceu o Grêmio também por 3 a 0 no Mineirão, mas dependia de um tropeço paranaense para levantar a taça.

O time paranaense chegou aos 58 pontos e ocupa a vice-liderança, enquanto o Cruzeiro foi a 71. Ou seja, a diferença é de 13 pontos e ainda há 15 pontos a serem disputados com as cinco rodadas que faltam para o fim do Brasileirão. Já a equipe paulista se manteve com 46 pontos, distante da zona do rebaixamento, mas também do G-4 (o quarto colocado é o Botafogo, que tem 53). 

Para o São Paulo, o revés fora de casa significou o fim de uma invencibilidade que já durava dez partidas - sete no Campeonato Brasileiro e três na Copa Sul-Americana, torneio no qual o time está na semifinal e segue na briga pelo bicampeonato. O último revés foi no dia 2 de outubro, por 3 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro.

Neste domingo, o confronto começou bastante equilibrado. O São Paulo, mesmo fora de casa, teve maior posse de bola e, com as jogadas passando pelos pés de Paulo Henrique Ganso, tentava produzir ofensivamente. No entanto, o Atlético-PR, empurrado pela torcida que lotou o estádio, foi fatal. Aos 12 minutos, Éderson cruzou para Marcelo, que matou no peito e, de primeira, soltou uma pancada indefensável para Rogério Ceni.

Os visitantes reagiram em lance perigoso de Aloísio. O camisa 19 recebeu cruzamento da esquerda de Ademilson, girou em cima do zagueiro Luiz Alberto e chutou para fora. Ele reclamou que teria sido puxado pelo rival no lance, mas o árbitro deu apenas tiro de meta. E o próprio Luiz Alberto voltou a ser protagonista pouco depois. Desta vez, em lance positivo para seu time. Paulo Baier cobrou escanteio e o zagueiro subiu no meio de Antonio Carlos e Paulo Miranda para fazer o segundo do Atlético.

Em desvantagem, o São Paulo manteve a maior posse de bola, mas pouco produziu no ataque. Já o Atlético-PR se resguardou atrás e apostou em contra-ataques velozes, sempre apostando na velocidade de Marcelo pelo lado direito, assim como o lateral Léo. 

Para os 45 minutos finais, Muricy Ramalho ousou e passou a jogar no 4-3-3. Tirou o volante Denilson e colocou Osvaldo em campo. Aloísio ficou centralizado e Ademilson passou a jogar pelo lado direito. Rodrigo Caio virou volante, Douglas lateral e Paulo Miranda formou a dupla de zaga com Antonio Carlos. 

A mudança, porém, surtiu pouco efeito. O time até esboçou alguns lances de perigo, mas foi castigado com mais um gol do Atlético. E, de novo, em lance que saiu dos pés de Marcelo. O atacante, pela direita, cruzou para dentro da área e encontrou Éderson sozinho na pequena área para fazer seu 17º gol no Brasileirão - é o artilheiro do campeonato.

Com o triunfo assegurado, os paranaenses ainda martelaram em busca de uma goleada diante de um sistema defensivo são-paulino fragilizado e pouco inspirado na partida. Para evitar mais um gol, Muricy fechou um pouco o meio e colocou o volante Wellington.  Mesmo assim, os donos da casa mantiveram uma ligeira pressão contra a área de Rogério Ceni. O placar, porém, não foi mais alterado.

Na quarta-feira, o Atlético-PR vai até Criciúma enfrentar o time da casa e precisa de qualquer jeito da vitória para ainda sonhar com a conquista. Além disso, terá que torcer por um tropeço do Cruzeiro contra o Vitória, em Salvador. Caso contrário, os mineiros erguem a taça na próxima rodada. Já o São Paulo enfrenta o Flamengo em Itu, no Estádio Novelli Jr. 

ATLÉTICO-PR 3 X 0 SÃO PAULO

Data: 10/11/2013 (domingo)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra
Auxiliares: Márcio Estáquio Santiago e Nadine Câmara Bastos
Cartões amarelos:  Paulo Miranda (SP); Éverton, Marcelo, Éderson e Manoel (APR)
Cartão vermelho: Não houve.
Gols: Marcelo, aos 12min, e Luiz Alberto, aos 27min do primeiro tempo e Éderson, aos 12min do segundo tempo

ATLÉTICO-PR
Wéverton, Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; João Paulo, Bruno Silva (Deivid), Paulo Baier, Éverton; Éderson (Ciro) e Marcelo (De La Torre).
Técnico: Vagner Mancini

SÃO PAULO
Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rodrigo Caio, Antonio Carlos; Douglas, Denilson (Osvaldo), Maicon (Wellington), Paulo Henrique Ganso, Reinaldo; Ademilson e Aloísio (Welliton).
Técnico: Muricy Ramalho