Topo

Pato faz de pênalti, e Corinthians bate Fluminense nos minutos finais

Do UOL, em São Paulo

10/11/2013 21h24

Duas semanas e meia depois de dar uma “cavadinha”, Alexandre Pato bateu um novo pênalti pelo Corinthians, mas dessa vez marcou. Com um gol do atacante nos minutos finais, o Corinthians bateu o Fluminense por 1 a 0 e salvou o time em um jogo que parecia fadado ao empate sem gols.

Com o resultado, o Corinthians vai a 45 pontos na tabela e respira aliviado, mais afastado da zona do rebaixamento. Já o Fluminense fica com 36 e agora cai para a zona do rebaixamento. 

O pênalti que decidiu o placar foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo, quando Anderson segurou Pato pela camisa. Os jogadores do Fluminense, porém, reclamaram muito da marcação, por entenderem que o atacante valorizou o lance. O juiz ignorou os protestou e expulsou o zagueiro Anderson, que deixou o campo como vilão. 

Pato assumiu a responsabilidade. A despeito do fantasma da eliminação na Copa do Brasil, o atacante pediu a bola e marcou. na comemoração, tirou a camisa e foi muito festejado por todos os companheiros. 

Só que a festa para Alexandre Pato, que pode começar a se redimir com a torcida após a eliminação da Copa do Brasil, não representa o que foi a partida. Durante quase 90 minutos, Corinthians e Fluminense, principais campeões do futebol brasileiro em 2012, repetiram tudo o que fizeram nos últimos meses. 

O Corinthians voltou a mostrar a falta de mobilidade que o caracterizou nos últimos meses. Sem um centroavante em campo, apesar da presença de Pato no banco de reservas, o time alvinegro via seus cruzamentos passarem em branco na área do Fluminense.

Ao perceberem o problema, os jogadores passaram a arriscar de longe, em movimento repetido nos últimos jogos. O resultado, de novo, foi uma chuva de finalizações para longe. Em todo o primeiro tempo, por exemplo, a única chance clara foi aos 2 minutos, quando Douglas cabeceou praticamente sem goleiro, mas mandou para fora.

O Fluminense, da mesma forma, repetiu a monotonia e a falta de organização de suas últimas partidas. Com três zagueiros, os cariocas se contentaram em parar a armação do Corinthians, apostando em eventuais contra-ataques que não chegaram a assustar o goleiro Walter.

O cenário que marcou o início do jogo se manteve praticamente intacto durante os 90 minutos. Tite, mesmo diante de uma equipe que alçava bolas sem destino na área, preferiu manter Renato Augusto improvisado como centroavante após o intervalo. Pato entrou só aos 17 minutos, justamente no lugar do camisa 8, que não foi reaproveitado na criação.

Luxemburgo, por sua vez, foi obrigado a usar Valencia na vaga de Diguinho, e ainda tentou Igor Julião e Biro-Biro no segundo tempo para dar velocidade ao contra-ataque, mas a estratégia não deu certo. 

Quando o jogo parecia caminhar para o 0 a 0, o Corinthians conseguiu o pênalti polêmico. Pato, vilão diante do Grêmio, pediu para bater e chutou no canto superior direito, sem chances para Diego Cavalieri. 

Na próxima rodada, o Corinthians viaja até o Paraná para encarar o Coritiba, enquanto o Fluminense recebe o rebaixado Náutico, na esperança de conseguir pontos valiosos na briga contra a Série B. 

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X FLUMINENSE
Data:
10/11/2013
Local: Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Cleriston Clay Barreto Rios
Cartões amarelos: Emerson (Corinthians); Edinho (Fluminense)
Cartão vermelho: Anderson
Gol: Alexandre Pato, aos 45 min do 2º tempo

CORINTHIANS:
Walter, Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf, Guilherme (Diego Macedo) e Douglas (Rodriguinho); Romarinho, Renato Augusto (Alexandre Pato) e Emerson
Técnico: Tite

FLUMINENSE:
Diego Cavalieri, Gum, Leandro Euzébio e Anderson; Jean, Edinho, Diguinho (Valencia), Wagner (Igor Julião), Felipe e Valencia; Rafael Sóbis e Marcelinho (Biro-Biro)