Topo

Vasco busca empate com Santos em Maracanã cheio e deixa degola após 40 dias

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2013 21h23

Após sofrer dois gols no primeiro tempo, o Vasco reagiu empurrado por um Maracanã com mais de 50 mil torcedores e arrancou um empate por 2 a 2 com o Santos na noite deste domingo, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado tirou a equipe da zona de rebaixamento após quase dois meses. André e Edmilson marcaram para os cariocas, enquanto Bruno Peres e Gustavo Henrique fizeram para os visitantes.

O Vasco deixou a degola com o empate e ainda ultrapassou o Fluminense na tabela, já que o rival perdeu para o Corinthians em Araraquara-SP. O Cruzmaltino estava na degola desde a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando empatou com o Flamengo por 1 a 1, no dia 6 de outubro.

Já o Santos afastou qualquer risco de rebaixamento, mas viu o G-4 se distanciar. O time tem 45 pontos, oito a menos que o Botafogo, quarto colocado do Campeonato Brasileiro. Restam apenas cinco rodadas da competição nacional.

O Vasco começou a partida buscando o ataque apoiado pela sua torcida. A equipe conseguiu até mesmo pressionar o Santos nos primeiros minutos. Em um dos lances, Reginaldo recebeu boa bola dentro da área, mas acabou se atrapalhando e errou a jogada.

O time, no entanto, rapidamente sofreria um susto do qual demoraria a se recuperar. Aos 8min, Juninho Pernambucano se lesionou de forma inusitada ao cobrar falta próxima à linha de fundo pela esquerda da área do Santos. Pouco depois, o atacante Reginaldo também deixaria o gramado contundido.

O  Vasco se abateu com as perdas: no lance seguinte à saída de Reginaldo de campo, o Santos abriu o marcador com uma boa jogada de Bruno Peres, que encobriu o goleiro Alessandro com chute de fora da área aos 23min de jogo. A desorganização que se seguiu no Cruzmaltino foi tão grande que, apenas três minutos depois, Gustavo Henrique ampliou para os visitantes.

O Santos se aproveitava da confusão do Vasco e apostava em contragolpes que levavam perigo ao rival. O Cruzmaltino, no entanto, conseguiu descontar com Edmilson aos 28min, o que deu novo gás aos donos da casa. O gol deu mais estabilidade ao Cruzmaltino, mas sem que a equipe pudesse empatar o marcador antes do intervalo.

O segundo tempo começou morno, até mesmo com uma participação menor da parte da torcida do Vasco, que via seu time ter dificuldades defensivas. A retaguarda do Cruzmaltino se atrapalhava com jogadas simples. Ao contrário de Alessandro, Aranha tinha boa atuação: em lindo lance individual de Marlone, o goleiro fez uma defesa espetacular aos 14min. 

O Vasco conseguiu um gol aos 32min da etapa final com André e empatou o marcador, cenário que incendiou o Maracanã. A pressão que se seguiu, no entanto, não foi suficiente para que o Vasco vencesse o confronto no Maracanã.

VASCO 2 x 2 SANTOS

Data: 10/11/2013 (domingo)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Rafael da Silva Alves (RS)
Público: 56.756 presentes
Renda: R$ 767.190,00
Cartões amarelos:  André e Yotún (VAS); William José e Geovânio (SAN)
Gols: Bruno Peres, aos 23 minutos, Gustavo Henrique, aos 26 minutos, e Edmilson, aos 28 minutos, do primeiro tempo; André, aos 32 minutos do segundo tempo.

Vasco
Alessandro; Fagner, Jomar, Cris e Yotun; Abuda, Pedro Ken, Juninho Pernambucano (Jhon Cley e, depois, Bernardo) e Marlone; Edmilson e Reginaldo (André)
Técnico: Adilson Batista

Santos
Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Geuvânio e William José (Alan Santos)
Técnico: Claudinei Oliveira