Topo

W. Paulista marca, Criciúma bate Náutico e ganha fôlego contra a "degola"

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2013 21h18

O Criciúma ganhou fôlego para conseguir sair da zona de rebaixamento ao vencer o rebaixado Náutico por 1 a 0 neste domingo, na Arena Pernambuco, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um belo gol de Wellington Paulista, o time catarinense chegou aos 36 pontos e ficou próximo de deixar as últimas posições da competição nacional.

Com o seu rebaixamento tendo sido decretado na rodada passada, o Náutico surpreendeu durante o início do jogo ao criar oportunidades claras para sair na frente. Maikon Leite perdeu uma chance, aos sete, após ficar de frente para o gol e finalizar para fora.

No minuto seguinte, João Paulo perdeu uma oportunidade incrível após receber cruzamento rasteiro de Derley da direita e chutar por cima da meta de Galatto. O time pernambucano seguiu atuando melhor porque tinha espaço para armar jogadas e em outro lance interessante, Maikon Leite acertou a rede pelo lado de fora, aos 34.

O Criciúma não conseguiu encontrar seu melhor jogo e só assustou no final do primeiro tempo. Lins recebeu no lado esquerdo, cortou para o meio e finalizou por cima do gol. No fim, aos 45, o mesmo atacante tirou muito de Ricardo Berna após aproveitar um posicionamento ruim da zaga do Náutico.

A equipe catarinense iniciou o segundo tempo com André Gava no lugar de Diego Hoffmann. Por conta disso, Ivo passou a atuar como lateral esquerdo. No final da primeira etapa, o técnico Argel Fucks já tinha sacado Sueliton para promover a entrada de Bruno Renan. O lateral direito saiu porque tinha se chocado com Diego, do Náutico, aos 32 minutos. Por outro lado, Marcelo Martelotte não alterou sua equipe.

O time visitante retornou com uma postura diferente e com uma equipe mais veloz na frente, conseguiu criar algumas oportunidades para marcar. Mesmo assim, o Náutico seguia perigoso quando conseguia achar um espaço na defesa catarinense.
 

O jogo estava aberto porque o Criciúma atuava de maneira mais envolvente e se aproximava do gol. João Vitor realizou bom lance individual, aos 15, e acabou finalizando na rede pelo lado de fora. Sete minutos depois, Lins chegou a receber na frente de Ricardo Berna, mas o arqueiro saiu bem e abafou o chute.

A equipe catarinense aproveitou o melhor momento e acabou saindo na frente, aos 25, com Wellington Paulista. O atacante arriscou um chute de longe e acertou o ângulo esquerdo de Ricardo Berna. Com a marcação do gol, o time visitante recuou na busca de armar um contra-ataque para aumentar sua vantagem. O Náutico, por outro lado, tentou reagir na base da raça, mas não teve forças para empatar a partida.

 

NÁUTICO 0 x 1 CRICIÚMA

Data: 10/11/2013 (domingo)
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e João Patrício de Araújo (GO)
Cartões amarelos: não houve
Gol: Wellington Paulista, aos 25 minutos do segundo tempo

NÁUTICO
Ricardo Berna; Diego (Morales), Alison e Leandro Amaro; Derley, Elicarlos,  Gustavo Henrique, Tiago Real e Bruno Collaço; João Paulo (Hugo) e Maikon Leite
Técnico: Marcelo Martelotte

CRICIÚMA
Galatto; Sueliton (Bruno Renan), Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Diego Hoffmann (André Gava); Henik, João Vitor (Elton), Ricardinho e Ivo; Lins e Wellington Paulista
Técnico: Argel Fucks