Topo

Corinthians vence Coritiba e chega à zona de conforto pedida por Tite

Do UOL, em São Paulo

13/11/2013 23h40

O Corinthians, enfim, atingiu a zona de conforto exigida por Tite e pela direção. Com a vitória por 1 a 0 na noite desta quarta-feira sobre o Coritiba, fora de casa e pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time chegou aos 48 pontos e abriu 11 pontos do Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Tite e a direção esperavam que a equipe chegasse aos 47 pontos para iniciarem as conversas sobre uma possível renovação de contrato do treinador, que termina em dezembro. 

Com o triunfo, que veio com gol do volante Guilherme, o time de Tite mantém vivo a esperança, mesmo que remota, de conquistar uma vaga na Libertadores de 2014. A equipe tem oito pontos a menos que o Goiás, quarto colocado, e seis a menos que o Botafogo, quinto colocado. 

Já o Coritiba segue ameaçado pelo rebaixamento, pois tem 41 pontos, apenas quatro a mais que o Vasco.

O Corinthians começou o jogo em ritmo acelerado e logo criou duas boas chances para marcar. Alexandre Pato, titular após três jogos de ‘geladeira’, e Emerson Sheik arriscaram de fora da área e fizeram o goleiro do Coxa, Vanderlei, trabalhar.

Com velocidade nas trocas de passes e movimentação, principalmente de Sheik pelo lado esquerdo do ataque, o time alvinegro incomodava a defesa rival. Enquanto isso, o Coritiba focava suas ações em Alex.

E foi o meia quem criou a melhor chance do time da casa ao dar lindo lançamento para Júlio César, que cabeceou e fez Walter trabalhar aos 16min.

Ao contrário do que se poderia imaginar, o jogo, ao invés de embalar com as chances, caiu em um marasmo que só foi quebrado aos 37min, com uma subida surpresa de Edenilson, que finalizou e foi travado por Leandro Almeida. Sem outras grandes emoções, o jogo foi para o intervalo sem gols.

As duas equipes voltaram no mesmo ritmo, com muita correria, mas pouca organização e emoção. Em posição mais desfavorável na tabela, o Coritiba tomou a iniciativa de sair mais para o jogo e Walter começou a aparecer bem.

O goleiro alvinegro defendeu chute de Emerson Santos e Alex. Júlio César assustou de fora da área e Romarinho respondeu na mesma moeda.

Quando o Coxa era melhor, o Corinthians conseguiu marcar. Romarinho fez boa jogada e deixou para Guilherme. Da entrada da área, o volante bateu no canto de Vanderlei para abrir o placar aos 19min.

Em desvantagem, o time da casa seguiu no ataque, mas parou na boa atuação de Walter, que fechou o gol. O Corinthians esperava um contra-ataque para matar um jogo, mas faltou capricho nas chances que teve. Sem força e contra um time bem postado na defesa, o Coritiba não conseguiu o empate. 

FICHA TÉCNICA


CORITIBA X CORINTHIANS
Data: 13/11/2013
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Altemir Hausmann e Rafael da Silva Alves
Cartões amarelos: Willian Farias (Coritiba) e Alexandre Pato (Corinthians)
Cartão vermelho: 
Gol: Guilherme, aos 19min do segundo tempo

CORITIBA:
Vanderlei, Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Willian Farias, Uelliton (Lincoln) , Emerson Santos (Keirrison) e Alex; Júlio César e Deivid (Diogo).
Técnico: Péricles Chamusca

CORINTHIANS:
Walter, Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf, Guilherme e Danilo; Romarinho (Rodriguinho), Alexandre Pato (Diego Macedo) e Emerson (Ibson).
Técnico: Tite