Topo

Vitória sofre gol de Hernane, mas bate o Fla e ainda sonha com Libertadores

Do UOL, em São Paulo

01/12/2013 18h56

O atacante Hernane voltou a marcar um gol fora do Maracanã após 56 dias. Mesmo assim, o gol do artilheiro do Flamengo não foi suficiente para o time carioca derrotar o Vitória neste domingo no Barradão. Com boa apresentação de Marquinhos e dois gols de Dinei, o Vitória, que ainda desperdiçou um pênalti, venceu por 4 a 2 e segue sonhando com uma vaga na Libertadores do ano que vem. 

O resultado deixa o time baiano na sexta colocação com 58 pontos, um a menos do que o Goiás, quarto colocado e que atua mais tarde diante do Grêmio. O Vitória torce por um tropeço dos goianos para decidir a sua sorte no campeonato na última rodada, quando enfrenta o Atlético-MG, em Belo Horizonte. 

O Flamengo, por sua vez, entrou em campo apenas para cumprir tabela e mandou a campo um time misto. Com a vaga na Libertadores já garantida, graças ao título da Copa do Brasil, o técnico Jayme de Almeida escalou apenas quatro titulares. Wallace, Amaral, Luiz Antônio e Hernane. O artilheiro do time no Brasileirão, agora com 15 bolas na rede, pediu para não ser poupado justamente para tentar aumentar o seu número de gols. 

A torcida do Vitória lotou o Barradão para se despedir da equipe baiana. Muitos dos fanáticos chegaram já com a bola rolando e perderam o eletrizante início de jogo. O primeiro lance de perigo foi dos cariocas, mas Adryan parou em Wilson. A resposta foi imediata e Marquinhos deu trabalho para Paulo Victor.

O goleiro do Fla voltou a ser exigido ainda antes dos 10 minutos e foi do inferno ao céu. Depois de cometer um pênalti bobo em Dinei, ele conseguiu defender o chute do artilheiro da partida. 

Escalado por Ney Franco com três atacantes e Renato Cajá como homem de ligação do meio-campo, o Vitória era mais incisivo nas jogadas. Marquinhos era o que mais procurava a partida e por duas vezes quase inaugurou o placar, acertando o travessão em uma delas. Paulo Victor ainda evitou o gol certo de Ayrton e, no contra-ataque, o Fla teve a chance de marcar com Gabriel, que demorou e levou uma bronca de Hernane.

O 'Brocador' parecia prever o pior. No lance seguinte, aos 43 min, o Vitória abriu o placar com Dinei, que só teve o trabalho de empurrar para as redes após a boa assistência de Marquinhos.

A primeira reação do Flamengo na partida foi rápida. Antes do fim da primeira etapa, o zagueiro Wallace aproveitou a bobeira dos defensores do vitória e fuzilou o goleiro Wilson. 

Assim como nos minutos iniciais da partida, a segunda etapa também começou movimentada. Logo aos 2 min, Maxi Biancucchi acertou um lindo chute e colocou o time baiano novamente na frente do placar. O Flamengo ainda teve fôlego para chegar ao empate com o artilheiro Hernane, aos 14.

Depois disso, só deu Vitória. Marquinhos voltou a aparecer na partida e com ajuda de Juan infernizou o lado direito da defesa do Flamengo. No terceiro gol, o lateral fintou duas vezes Digão e deu assistência para Dinei desviar de Paulo Victor e marcar o seu segundo gol. 

Depois de tanto premiar os companheiros, Marquinhos recebeu um presente de Dinei e definiu o placar para o Vitória, marcando o quarto gol. A festa da torcida foi completa com direito a 'olé', expulsão de Wallace e o sonho de disputar a Libertadores. 

ESCOLHA A SELEÇÃO E O CRAQUE DA RODADA