Topo

Barcos desencanta, Grêmio vence o Goiás e confirma vaga na Libertadores

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/12/2013 21h24

O Grêmio investiu alto para ter Hernán Barcos e até agora não tinha visto em campo o jogador que esperava. O Pirata estava há 9 jogos sem fazer gols e vinha sendo criticado repetidamente. Mas neste domingo, foi o centroavante que deu ao time gaúcho a vaga na próxima Libertadores. Ao vencer o Goiás por 1 a 0, com gol dele, pela penúltima rodada, em Porto Alegre, o Tricolor carimbou passaporte para disputar a competição mais importante do continente pela 15ª vez.

O Grêmio chegou aos 64 pontos. Mais do que isso, combinada com a derrota do Botafogo, a vitória confirmou a Libertadores do próximo ano. Resta saber se será vaga direta ou fase preliminar.

Já o Goiás segue na disputa para também jogar a competição. Os comandados de Enderson Moreira seguem em terceiro com 59 pontos. Na última rodada enfrentam o Santos no Serra Dourada, enquanto o Grêmio pega a Portuguesa em São Paulo.

O Grêmio queria resolver as coisas rapidamente. Com a derrota do Botafogo, uma vitória confirmaria matematicamente vaga na próxima Libertadores. Por isso, o time saiu ao ataque desde o primeiro minuto. A chance inicial se apresentou aos 7 minutos, quando Barcos fez boa jogada, se livrou de um marcador e tentou encobrir Renan, que saiu rápido e salvou o Goiás.

Mas 9 minutos mais tarde a pressão gremista se tornou vitória parcial. Ramiro entrou pela direita e bateu cruzado, a bola passou por Renan, mas não por Barcos, que completou para a rede fazendo 1 a 0 para o time gaúcho.

'Atordoado', o Goiás só foi se encontrar aos perto dos 20 minutos de jogo. Foi quando Walter, bem marcado até então, escapou em uma cobrança de escanteio e, de calcanhar, quase empatou o jogo. A bola, no entanto, foi para fora.

O Goiás ensaiou uma pressão, mas não criou novas chances. Vitória parcial do Grêmio e o fim do primeiro tempo. "O Grêmio está bem. Eles não tiveram chances de gol. Estamos marcando e conseguindo jogar. Temos que fazer o segundo e matar o jogo", disse o zagueiro Rhodolfo.

O Grêmio não foi ameaçado no começo do segundo tempo. Conseguiu recuperar o domínio do jogo, também pela saída de Walter. A principal arma do rival se lesionou e não voltou para etapa final. Enquanto isso, Barcos comandou as ações ofensivas da equipe local. Aos 12, recebeu cruzamento de Vargas e cabeceou para fora.

Barcos foi substituído aos 38 do segundo tempo. E após muito tempo de vaias, foi aplaudido de pé pelos mais de 30 mil torcedores na Arena. Foi uma das melhores atuações dele vestindo azul, branco e preto, rompendo jejum e assumindo o protagonismo esperado.

O Goiás tentou bastante. Mas esbarrou na forte defesa gremista. A principal característica do time de Porto Alegre neste Brasileiro foi se retrair com qualidade. E foi assim até o apito derradeiro, que garantiu vaga na próxima Libertadores.

GRÊMIO 1 X 0 GOIÁS

Data: 01/12/2013 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse
Renda: R$ 948.467,00
Público: 34.381 torcedores
Cartões amarelos:  Souza (GRE), Elano (GRE) e Vargas (GRE); Walter (GOI), Willian Matheus (GOI) e Sasha(GOI)
Gols: Barcos, do Grêmio, aos 16 minutos do primeiro tempo;

GRÊMIO
Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Ramiro, Souza e Zé Roberto (Adriano); Kleber (Maxi Rodríguez), Vargas e Barcos (Elano).
Técnico: Renato Gaúcho

GOIÁS
Renan; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Eduardo Sasha (Ramon), Hugo e Renan Oliveira (Roni); Walter (Léo Bonatini)
Técnico: Enderson Moreira

ESCOLHA A SELEÇÃO E O CRAQUE DA RODADA