Topo

Com confusão no estádio, substituto de Cícero marca e Santos vence o Bahia

Do UOL, em Santos (SP)

29/05/2014 22h52

Em partida que ficou marcada mais pela confusão nas arquibancadas devido à superlotação no estádio do que pelo bom futebol, o Santos venceu o Bahia por 2 a 0 nesta quinta-feira, no Joia da Princesa, em Feira de Santana, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro gol santista foi marcado pelo jovem Alan Santos, que substituiu o meia Cícero, negociado com o Fluminense na última quinta-feira. No finalzinho do jogo, aos 43 minutos, Lucas Lima fechou o placar.

Com a vitória, o Santos chega aos onze pontos ganhos, termina a rodada na 11ª colocação e fica mais longe da zona de rebaixamento. O Bahia foi ultrapassado pela equipe santista na classificação, já que permanece com oito pontos na 14ª posição.

O Santos volta a campo no duelo contra o Criciúma no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo, na última rodada antes da parada da Copa do Mundo. O Bahia encara o Chapecoense, domingo, às 16h (de Brasília), no estádio índio Condá, em Chapecó.

O Santos sentiu falta do meia Cícero, principal jogador do time desde o ano passado e que foi negociado com o Fluminense, até o gol de Alan Santos.

Isso porque a transição entre a defesa e o ataque foi a principal dificuldade do time de Oswaldo de Oliveira. Sem criar muitas jogadas, a equipe santista recorria à famosa “ligação direita”, expressão que explica os lançamentos da defesa direto ao ataque.

No primeiro tempo, o único lance de perigo do Santos ocorreu em um chute cruzado do atacante Diego Cardoso da entrada da área para boa defesa de Marcelo Lomba.

No segundo tempo, a equipe santista voltou mais ofensiva mesmo sem nenhuma alteração entre os atletas. Por conta disso, o gol saiu aos 17 minutos da etapa final. Após cobrança de escanteio de Lucas Lima, o volante Alan Santos desviou de cabeça para abrir o placar.

O Bahia, que criou um pouco mais de jogadas que o Santos na primeira etapa, caiu de produção no segundo tempo. Os baianos insistiaram em jogadas com William Barbio pela direita do ataque, a maioria sem sucesso. O atacante demonstrava velocidade, mas pouca qualidade. As jogadas do atacante sempre terminavam com chutes e passes errados.

O meia-atacante Talisca foi o jogador que mais causou perigo ao gol de Aranha. No primeiro tempo, ele cobrou uma falta que acertou a rede do lado de fora. Na etapa final, a revelação do Bahia finalizou de fora da área após boa jogada individual e viu a bola passar perto da trave santista.

O Santos recuou após o gol, não deu chances para o Bahia reagir, e ainda fechou o placar com Lucas Lima no final da partida. O meia chutou de perna direita no canto do goleiro Marcelo Lomba após passe de Giva e marcou o segundo gol santista. Com isso, a equipe santista volta a vencer após três rodadas e deixa os baianos em situação complicada, somando quatro jogos sem vitória.

FICHA TÉCNICA – BAHIA 0 X 2 SANTOS

Estádio: Joia da Princesa, Feira de Santana (BA)
Data/hora: 29/5/2014 - 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Paulo Cesar Silva Faria e Fabio Rodrigo Rubinho (MT)

Cartões amarelos: Cicinho (Santos); Titi e Fahel (Bahia)

Gols: Alan Santos, 16'/2º; Lucas Lima, 43'/2º

Bahia: Marcelo Lomba, Roniery, Titi, Demerson, Guilherme; Fahel, Pittoni (Rafinha), Talisca, Barbio; Maxi Biancucchi e Henrique (Eric) - (Jean). Técnico: Marquinhos Santos

Santos: Aranha, Cicinho, Neto (Bruno Uvini), Jubal, Zé Carlos; Arouca, Alan Santos (Renato), Lucas Lima; Jorge Eduardo, Diego Cardoso e Gabriel (Giva). Técnico: Oswaldo de Oliveira