Topo

Botafogo arranca empate e mantém Corinthians sem vitória no Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

01/06/2014 17h55

O Corinthians desencantou, marcou um gol no Itaquerão com Jadson, mas segue sem conseguir ter uma vitória dentro de casa. Com a ajuda do zagueiro Cleber, Edílson empatou o jogo pelo Botafogo aos 43 minutos do 2º tempo e conseguiu um ponto importante fora de casa neste domingo, na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

O resultado faz os corintianos se igualarem ao São Paulo, com 16 pontos, três atrás do líder, o Cruzeiro, que atropelou o Flamengo. Fluminense e Internacional se enfrentam e podem ultrapassar os paulistas. Já o Botafogo chega aos nove pontos, dois à frente do Coritiba, o melhor time da zona de rebaixamento.

A partida também ficou marcada por ser mais um jogo teste para a Fifa. O cenário foi nitidamente melhor do que o visto em relação à estreia, diante do Figueirense, mas ainda precisa de alguns ajustes para uma abertura de Copa do Mundo. Faltam 11 dias.

Já dentro de campo, durante os primeiros 20 minutos do jogo, Botafogo e Corinthians mais se analisavam e tentavam achar uma brecha no esquema de seu adversário. A bola praticamente não saia do meio de campo e, quando chegava em alguma área, não levava perigo aos goleiros. O primeiro lance em que o goleiro realmente trabalhou foi visto só aos 22 minutos.

Ferreyra ganhou jogada em cima de Fábio Santos e deu boa cabeçada. Walter foi melhor ainda na defesa. O “uh” da torcida botafoguense acordou os corintianos que responderam com o primeiro grande lance de perigo e já o primeiro gol alvinegro do Itaquerão. Jadson deu belo chute de fora da área e colocou no canto direito de Renan, que só pôde olhar.

Com o placar aberto, o Corinthians dominou a partida e conseguia até livrar seus volantes para subir ao ataque. Não à toa, Bruno Henrique perdeu dois gols em cinco minutos. Em um deles, não soube aproveitar o rebote dado por Renan após chute de Guerrero. No outro, deu bom chute de fora da área e parou nas mãos do botafoguense.

Na etapa final, o mesmo filme foi repetido. O Botafogo chegou a assustar com Wallyson, mas ficou longe de empatar. Petros acabou criando a melhor chance nos 30 primeiros minutos. Para tentar mudar o filme, Mancini fez três substituições e de nada adiantou. Quem acabou resolvendo foi Edilson, que já estava em campo, na segunda grande chance do jogo. Ele chutou cruzado, e Cleber colocou para dentro da própria meta.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 1 BOTAFOGO

Data: 01 de junho de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Itaquerão, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves - RS (ASP-FIFA) e Marcelo Bertanha Barison- RS (CBF-1)
Cartões amarelos: Ferreyra, Airton e Edilson (BOT)
Gol: Jadson, aos 23 min do 1º T; Edilson, aos 42 min do 2º T

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Cleber, Gil e Fabio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros (Zé Paulo) e Jadson (Renato Augusto); Romarinho (Luciano) e Guerrero
Técnico: Mano Menezes

BOTAFOGO: Renan; Lucas (Daniel), Bolívar, André Bahia e Jr Cesar; Airton (Jorge Wagner), Bolatti, Edilson e Zeballos; Wallyson (Gegê) e Ferreira
Técnico: Vágner Mancini