Topo

Corinthians trata denúncia do STJD como aberração e se vê perseguido

Guilherme Costa e Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 18h41

O Corinthians também foi denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta quinta-feira (31) por causa das 258 cadeiras quebradas no setor reservado à torcida do Palmeiras durante o clássico do último domingo (27), no Itaquerão. E isso reabriu uma ferida. A despeito de a procuradoria do tribunal ter dito que se trata de um procedimento rotineiro e que o clube alvinegro tem chances remotas de ser punido, a diretoria ficou revoltada com a decisão.

“Trata-se de uma aberração. É um absurdo vincularem qualquer coisa no estádio com o Corinthians. Vamos aguardar a situação e estaremos preparados para nos defender, mas mais uma vez temos de protestar contra o absurdo que é essa decisão”, disse Ronaldo Ximenes, diretor de futebol da equipe alvinegra, em entrevista ao canal fechado “Sportv”.

A procuradoria-geral do STJD citou Corinthians e Palmeiras no artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que medidas para coibir depredação em estádios. Os dois times podem receber multa de até R$ 100 mil e ainda correm risco de perder dez mandos de campo por causa das cadeiras quebradas.

“Existe um procedimento, e nós temos de denunciar o mandante também. A condenação do auditor é livre, mas o nosso papel é denunciar. È difícil imaginar a condenação de quem foi vítima, mas eu preciso citar ambos”, disse Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD.

No entanto, a diretoria do Corinthians alega que esse procedimento padrão não existe. “STJD e CBF, que precisam de credibilidade, descontam no clube que dá mais audiência e vende mais jornal”, teorizou Ximenes.

A diretoria do Corinthians lembra ainda que o caso é o segundo de 2014 em que o clube é denunciado sem ter cometido infração. Foi assim também em uma vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, no dia 27 de abril, no Pacaembu. Torcedores rubro-negros brigaram entre si nas arquibancadas do estádio, mas ambos os clubes foram denunciados pelo STJD.

O julgamento daquele caso aconteceu no dia 20 de maio. O Flamengo recebeu multa de R$ 10 mil, e o Corinthians foi absolvido. Os dois também haviam sido enquadrados no artigo 213 do CBJD.

No caso dos danos ao Itaquerão, o julgamento ainda não foi marcado. O Corinthians já começou a reunir provas, e a defesa do clube será baseada em ações preventivas feitas no estádio. A diretoria já começou a separar imagens de policiais presentes no setor de visitantes e até gravações de áudio veiculadas no sistema de som com pedidos para os torcedores não depredarem o local.

Corinthians e Palmeiras têm um acordo de cavalheiros para assumir custos de danos aos estádios rivais. A diretoria alviverde já disse que vai pagar pelos danos ao Itaquerão (além das 258 cadeiras, um secador de mãos foi danificado) e que vai tentar responsabilizar os torcedores por isso.