Topo

São Paulo vence Botafogo em jogo de seis gols e duas viradas no 1º tempo

Do UOL, em São Paulo

10/09/2014 23h52

Em 40 minutos, São Paulo e Botafogo fizeram em Brasília um jogo para quem gosta de emoções fortes. Foram duas viradas, cinco gols e várias chances, mas no final, obviamente, levou a melhor quem virou por último, nesse caso o São Paulo, que venceu por 4 a 2. A partida esteve equilibrada até o começo do segundo tempo, quando o Botafogo sofreu com uma expulsão, ficou com um homem a menos e praticamente entregou os pontos.

O jogo foi no Mané Garrincha porque a diretoria alvinegra vendeu o mando para fazer caixa – o clube enfrenta uma séria crise financeira. A vitória faz o São Paulo diminuir para quatro pontos a distância para o líder Cruzeiro, mas os mineiros jogarão na quinta e podem aumentar novamente a vantagem. Líder e vice-líder do Brasileiro vão se enfrentar no domingo, no Morumbi, uma partida que já é considerada uma espécie de decisão.

FASES DO JOGO: Cinco gols, duas viradas, dois times procurando o ataque e deixando muitos espaços na defesa... O primeiro tempo foi bastante movimentado e cheio de alternativas. Alan Kardec abriu o placar ao completar, de primeira, cruzamento de Michel Bastos. Mas o Botafogo aproveitou duas bobeadas na zaga são-paulina e virou logo depois, em dois lances de bola parada – Zeballos e André Bahia marcaram. Mas o time tricolor era melhor e não mostrou abatimento pela virada. O volante Souza, mesmo nunca tendo mostrado muito talento ofensivo, apareceu duas vezes na área e não desperdiçou nenhuma: 3 a 2 aos 40min do primeiro tempo!

O segundo tempo começou equilibrado, com o Botafogo perdendo uma chance incrível de empatar logo de cara. Mas a expulsão de Airton logo depois, mudou tudo. Com um a mais o São Paulo passou a dominar e começou a perder chances de gol. Quando os cariocas foram para cima para tentar o empate, sofreram um contra-ataque fulminante concluído por Alexandre Pato: 4 a 2 para matar o jogo. No final, a torcida tricolor ainda gritou olé.

OS MELHORES: Souza e Pato. O volante fez dois gols mostrando oportunismo no primeiro e categoria no segundo. Também cumpriu bem suas obrigações defensivas. Já o atacante se movimentou bem, deu uma assistência e chutou para o gol de Souza no rebote, além de ter feito o dele. Merecem menção honrosa Michel Bastos e Rogério Ceni. O goleiro fez duas defesas impressionantes, com o adversário sozinho em sua frente.

O PIOR: Airton. O Botafogo perdia por 3 a 2 e tinha acabado de desperdiçar uma chance incrível no começo do segundo tempo. O momento era propício para um empate, mas o volante alvinegro pôs tudo a perder ao pisar a cabeça de Alexandre Pato no chão e ser expulso.

CHAVE DO JOGO: A infantil expulsão deixou o jogo totalmente favorável ao São Paulo. Antes dela, a partida estava equilibrada, mesmo que o time o paulista tivesse uma ligeira vantagem. Depois dela, o Botafogo foi dominado territorialmente e passou a apostar apenas em contra-ataques.

TOQUE DOS TÉCNICOS: O pedido de Muricy Ramalho para que seu time troque passes rápidos para envolver o adversário foi atendido novamente e essa característica é o principal motivo do bom futebol do São Paulo. Já o botafoguense Vagner Mancini, que tinha 16 desfalques no elenco antes do jogo, não pôde fazer muita coisa depois que sua equipe ficou com 10 em campo.

PARA LEMBRAR

Kaká em casa. Foi apenas a quarta vez na vida que Kaká jogou no Distrito Federal, onde nasceu. A segunda vez com a camisa do São Paulo – ele também atuou lá em amistosos da seleção brasileira. O meia nunca marcou um gol jogando em casa.

O São Paulo em casa. Apesar do mando ter sido do Botafogo, a maior parte da torcida no Mané Garrincha era são-paulina. Antes do jogo, Vagner Macini, técnico do Botafogo, reclamou: “Preferíamos estar jogando no Maracanã.” O time paulista tem muita torcida em Brasília, o que já ficou claro desde a véspera do jogo, quando centenas de tricolores foram recepcionar a equipe em seu desembarque.

Haja hino! A CBF inaugura nesta rodada um novo protocolo no Campeonato Brasileiro. Agora, a execução do hino nacional é obrigatória em todos os jogos. No Mané Garrincha, o hino encerrou-se normalmente após a primeira metade. Os jogadores foram se cumprimentar, como normalmente fazem. Mas, de repente, a segunda metade do hino começou a ser tocada no estádio. Os atletas até pensaram em voltar à posição de respeito, mas a música foi novamente interrompida.

Kardec desencanta. O atacante voltou a marcar após cinco jogos. Ele tinha passado em branco contra Internacional, Santos, Figueirense, Criciúma e Sport. Foi seu sexto gol no Brasileiro.

André Bahia vira (de novo). O zagueiro alvinegro está se especializando em gols de virada. De cabeça, ele fez 2 a 1 nesta quarta. E já tinha feito, aos 51min do 2º tempo, o gol da virada histórica sobre o Ceará na Copa do Brasil há uma semana (o placar final ficou 4 a 3).

FICHA TÉCNICA

 

BOTAFOGO 2 X 4 SÃO PAULO
Data:
10/09/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (ambos da BA)
Cartões amarelos: Souza, Pato (São Paulo); Sidney (Botafogo)
Cartão vermelho: Airton (Botafogo)
Gols: Alan Kardec, aos 7min, Souza aos 36min e aos 40min do 1º tempo e Pato aos 35min do 2º tempo (São Paulo); Zeballos, aos 19min, André Bahia e aos 22min (Botafogo) do 1º tempo.
Público: 24.857 pessoas

Botafogo
Andrey; Gabriel, Bolívar, André Bahia e Jr. César (Sidney); Airton, Rodrigo Souto (Gegê), Zeballos, Júlio Cesar e Wallyson; Tanque Ferreyra (Yuri Mamute)
Técnico: Vagner Mancini

São Paulo
Rogério; Auro, Edson Silva, Rafael Tolói e Michel Bastos; Souza (Maicon), Denilson, Ganso e Kaká (Osvaldo); Alan Kardec e Alexandre Pato
Técnico: Muricy Ramalho