Topo

Palmeiras vence Botafogo, deixa rival na lanterna e salta na tabela

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/10/2014 21h24

O Palmeiras deu importante passo para permanecer na elite do futebol brasileiro ao vencer o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã.

O gol marcado por Henrique deixou o Alvinegro na lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 26 pontos.

Já o Alviverde deu um salto na tabela e, com 31 pontos, pulou para a 12ª colocação antes do complemento da rodada.

O Botafogo, que parou na lanterna com a vitória do Coritiba sobre o Criciúma, volta a campo neste sábado contra o Corinthians, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Palmeiras, por sua vez, recebe o Grêmio também no sábado, no Pacaembu.

"Faz tempo que a gente não consegue sair para relaxar", disse o goleiro Fernando Prass após a vitória.

Fases do jogo: Botafogo e Palmeiras iniciaram o duelo sem muita precipitação. Os donos da casa mantiveram a posse de bola, mas sem um atacante de ofício pouco agredia o adversário. Muitas vezes Zeballos e Rogério ficavam sem opções e recuavam a jogada de volta para os apoiadores. O Alviverde, por sua vez, esperava a saída dos cariocas para tentar o contra-ataque.

A tática do Palmeiras deu certo e foram dos visitantes as melhores oportunidades da etapa inicial. Os números reiteraram: foram oito finalizações contra apenas três do Botafogo.

A entrada de Carlos Alberto na vaga do lesionado Fabiano. O apoiador deu outra dinâmica à partida e o Alvinegro passou a chegar mais ao gol de Fernando Prass.

O segundo tempo não poderia ter começado pior para o Botafogo. Com espaço, Valdivia não teve dificuldade para fazer boa jogada e entregar para Henrique. O atacante, que fez o seu 13º no Brasileiro (é o artilheiro ao lado do cruzeirense Marcelo Moreno), e finalizou com um chute cruzado sem chance para Helton Leite.

Wallyson entrou na vaga do volante Airton e o Botafogo foi para o tudo ou nada. O atacante criou boa oportunidade na entrada da área, mas chutou à esquerda de Fernando Prass. Em seguida foi a vez de Zeballos desperdiçar em chute da entrada da área. Era o melhor momento dos cariocas no jogo e pressionou o Palmeiras em seu campo defensivo.

Pressionado, o Palmeiras precisava matar o duelo. Valdívia, sempre ele, deixou Leandro em condições de macar, mas o atacante acertou chute em André Bahia. O empate só não saiu no lance seguinte porque Rogério finalizou para grande defesa de Prass. O Botafogo cansou e não tinha mais forças de tentar o empate. Derrota desastrosa para o Alvinegro, quevê o rebaixamento cada vez mais próximo.

O melhor: Valdivia – o chileno foi decisivo para a vitória do Palmeiras. Ligado no jogo desde o início, o apoiador fez jogadas importantes. A melhor delas resultou no gol marcado por Henrique, no segundo tempo.

O pior: Ramirez – pouco participativo, parecia um expectador em campo. O peruano mostra qualidade quando toca na bola, o problema é que ele quase nunca está no lance.

Chave do jogo: Valdivia teve muita liberdade desde os primeiros minutos e mostrou toda sua qualidade. Ele arquitetou a maioria das jogadas do Palmeiras, que teve atuação consistente durante toda a partida. Venceu o time que jogou mais futebol no Maracanã.

Para lembrar: A única vitória do Botafogo como visitante neste Brasileiro ocorreu justamente contra o Palmeiras. Nesta quarta, o Alviverde devolveu o triunfo, em momento decisivo na briga contra o rebaixamento. O jogo também marcou o retorno do goleiro Fernando Prass ao clube paulista após se recuperar de uma cirurgia no braço.

BOTAFOGO 0 X 1 PALMEIRAS

Data e hora: 08/10/2014, ás 19h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Fabricio Neves Correa (RS)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS)
Gols: Henrique, aos 4min do segundo tempo;
Cartões amarelos: Matheus Menezes, Carlos Alberto e Ramírez (BOT) e Marcelo Oliveira, Juninho e Valdívia (PAL)
Público e renda: 9.123 / 10.200 / R$ 218.760,00

BOTAFOGO
Helton Leite, Régis, Matheus, André Bahia e Junior Cesar; Airton (Wallyson), Gabriel, Fabiano (Carlos Alberto) e Ramírez; Rogério e Zeballos (Yuri Mamute)
Técnico: Vagner Mancini

PALMEIRAS
Prass; João Pedro, Lucio, Tobio e Juninho; M. Oliveira, Wesley (Washington), Victor e Valdivia; Cristaldo (Leandro) e Henrique (Allione)
Técnico: Dorival Júnior