Topo

Santos 'ressuscita' atleta apadrinhado por Neymar após perder dois laterais

Crystian foi contratado pelo Santos em 2009 após indicação do atacante Neymar - Divulgação/Santos FC
Crystian foi contratado pelo Santos em 2009 após indicação do atacante Neymar Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

10/06/2015 12h00

O Santos perdeu dois laterais recentemente – Chiquinho por lesão e Caju convocado para a seleção brasileira sub 20 que disputa o Mundial da categoria. Por conta disso, a comissão técnica "ressuscitou" o lateral direito Crystian, atleta que chegou ao clube apadrinhado por Neymar em 2009 e que estava afastado do elenco com a antiga diretoria.

Crystian foi reintegrado ao elenco principal do Santos com a troca de diretoria no início do ano, e foi a principal surpresa na lista de relacionados para o jogo contra o Atlético-MG nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), em Belo Horizonte, válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

O lateral se tornou Menino da Vila por indicação de Neymar. Os dois se conheceram na seleção brasileira, quando defendiam o país na categoria sub 15. Crystian ainda era jogador do Vila Nova, de Goiás, e chamou a atenção do atual camisa 11 do Barcelona, da Espanha, por sua habilidade e velocidade em campo.

"O Neymar que me indicou para o presidente do Santos, na época era o Marcelo Teixeira. Eu estava no Vila Nova, fui convocado junto com o Neymar para a seleção brasileira sub 15. Viramos amigos, ele gostou do meu futebol e me indicou ao Santos. O clube já tinha interesse no meu futebol, mas ficou mais fácil com o aval do Neymar. Sempre fui grato a ele, pois me ajudou. Nós fazíamos 'fumaça' quando jogamos juntos do lado direito", afirmou Crystian com exclusividade ao UOL Esporte.

Crystian tem contrato com o Santos até o fim de 2015. Com 14 convocações para a seleção brasileira de base, o lateral 22 anos chegou ao clube com status de grande promessa do futebol brasileiro para a posição.

No entanto, a revelação santista teve poucas oportunidades e até o momento não vingou. Em pouco mais de três anos na equipe principal, ele foi rebaixado de volta à base por Adilson Batista e criticado publicamente por Muricy Ramalho. Além disso, Crystian foi emprestado três vezes (Botafogo-SP, Boa Esporte e Paulista, de Jundiaí) e, ano passado, viveu o pior momento de sua carreira ao ser afastado do elenco profissional.

A atual diretoria tentou negociar Crystian, mas nenhuma transação foi concretizada. O lateral recebe a oportunidade de integrar a delegação santista que encara o Atlético, pois Chiquinho rompeu o músculo adutor da coxa esquerda e deve ficar fora dos gramados por cerca de dois meses.

Para o duelo contra os mineiros, Crystian é o único lateral disponível no banco de reservas. No time titular, Marcelo Fernandes optou por Daniel Gudes na lateral direita e Victor Ferraz, improvisado, na esquerda. Guedes, titular nos últimos três jogos, ganhou espaço após ficar de fora do elenco campeão paulista.

“O Guedes vinha com uma canelite, mas trabalhando sério e forte. No jogo contra o Sport eu chamei o Cicinho para o time titular, ele que jogaria, mas ele sofreu um problema no tornozelo e está trabalhando até hoje. Ele [Daniel Guedes] veio na minha direção e pediu o colete. Eu disse, então, que ele seria titular e ele ficou todo admirado. Eu tinha certeza que entraria bem”, disse Fernandes.