Topo

Corinthians e Tite têm desafios novos e uma maldição a superar em Campinas

Edílson, lateral do Corinthians, que tem três jogadores da posição no estaleiro - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Edílson, lateral do Corinthians, que tem três jogadores da posição no estaleiro Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

04/10/2015 06h00

A dura caminhada do Campeonato Brasileiro impõe provações para todas as equipes. Mesmo o líder Corinthians, que visita a Ponte Preta neste domingo, também tem seus desafios a superar. 

Tite precisa lidar com a ausência de três dos quatro laterais que possui no elenco. Sem Fagner, Uendel e Guilherme Arana, todos lesionados, a equipe corintiana terá Edílson na direita pelo segundo jogo seguido e Yago na esquerda pela terceira vez consecutiva. 

Se não bastasse todos esses problemas, a condição física de Edílson preocupa Tite. Na sexta-feira, o lateral direito ficou de fora por todo o treinamento porque deu sinais de desgaste excessivo com a carga de trabalho da semana. Se algo de pior ocorrer durante o jogo, não há especialistas prontos no banco: Samuel, garoto de 17 anos, e Marciel, volante canhoto, são as opções para as laterais. 

Nos treinamentos da semana, possivelmente para um melhor ajuste, o treinador corintiano deu ênfase à defesa. Em sua entrevista na sexta, Tite ainda destacou o trio de ataque que levou a Ponte Preta a quatro vitórias consecutivas pela primeira vez no Brasileirão: Felipe Azevedo, Borges e Biro Biro. 

Sem Fagner na direita e com um zagueiro improvisado na esquerda, o Corinthians perde qualidade na transição. A boa notícia é que Elias, Jadson e Renato Augusto estarão em campo. São os três melhores jogadores do líder e principais responsáveis pela criação e pela conclusão de jogadas. 

A preocupação de Tite é justificável. É verdade que há poucas ressalvas a se fazer na melhor campanha do Corinthians na história dos pontos corridos, mas a equipe foi vazada em todos os últimos sete jogos como visitante. O desafio está lançado para os corintianos. 

PONTE PRETA x CORINTHIANS

Data/hora: 04/10/2015, às 16h
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

Ponte Preta
Marcelo Lomba; Rodnei, Renato Chaves, Ferron e Gílson; Elton e Juninho; Felipe Azevedo, Cristian e Biro Biro; Borges.
Treinador: Doriva

Corinthians
Cássio; Edílson, Felipe, Gil e Yago; Ralf; Jadson, Elias, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.
Treinador: Tite