Topo

Corinthians aumenta vantagem e obriga Atlético-MG a buscar feito inédito

Do UOL, em São Paulo

18/10/2015 21h30

O Corinthians tem motivos de sobra para comemorar os resultados deste domingo (18). Após bater o Atlético-PR por 4 a 1 e ver o Atlético-MG, principal rival na disputa pelo título, ser goleado pelo Sport por 4 a 1, o alvinegro paulista abriu oito pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro.

A diferença de pontos pode ser comemorada pelo técnico Tite, pois desde que o campeonato começou a ser disputado com apenas 20 equipes, em 2006, nenhuma equipe que abriu oito ou mais pontos de vantagem na liderança a sete rodadas do fim perdeu o título.

O primeiro caso aconteceu em 2007, quando o São Paulo sagrou-se campeão do torneio. Na 31ª rodada, a equipe paulista tinha 11 pontos de vantagem sobre o Cruzeiro. Já o segundo caso aconteceu em 2013, quando o Cruzeiro conseguiu emplacar 12 pontos de distância para o Botafogo e garantir o título daquele ano.

Em 2006, o São Paulo tinha uma vantagem inferior a que o Corinthians possui este ano sobre o Atlético-MG, com "apenas" sete pontos de vantagem sobre o Internacional. Mesmo assim, o clube paulista conseguiu garantir o título sob comando de Muricy Ramalho.

Apesar da vantagem, o técnico Tite fez questão de ressaltar que enfatizará em seu discurso ao elenco corintiano que é preciso continuar focado para garantir o título.

"Jogo a jogo, degrau a degrau. Feliz, mas sem euforia. A gente sabe o quanto é difícil o futebol. Nós tivemos um dos três melhores futebol apresentados na Libertadores, mas em um dia errado ficamos fora", declarou o treinador.

Já o técnico Levir Culpi, do Atlético-MG, ainda acredita ser possível alcançar o título do torneio, mesmo ciente que a tarefa será difícil de ser atingida.

"Nós temos que ganhar três e eles perderem. Temos que pensar no próximo jogo. Quem sabe duas vitórias nos coloquem novamente no campeonato. Ninguém sabe o que vai acontecer", declarou Levir.

Vaga na Libertadores

A briga pelas vagas na próxima edição da Libertadores da América está acirrada. Pela primeira vez na história dos pontos corridos com 20 clubes, cinco equipes ainda brigam para entrar no grupo dos classificados para a competição continental a sete rodadas do fim.

A sete rodadas do fim, o Santos se manteve como a última equipe dentro do G4 ao bater o Goiás por 3 a 1 e saltar para 49 pontos. Palmeiras (48), São Paulo (47), Internacional (47), Ponte Preta (47) e Sport (46) estão a apenas três pontos do alvinegro praiano e brigam cabeça a cabeça pela vaga no torneio.

A disputa por uma vaga na Libertadores só foi tão acirrada em 2010. Na ocasião, também era o Santos que ocupava a quarta colocação, com 48 pontos, mas empatado com Internacional e Botafogo, enquanto Atlético-PR e Grêmio vinham logo atrás com 47 pontos.

Para o técnico do Santos, Dorival Junior, a briga pela vaga na Libertadores permanecerá acirrada até a última rodada deste ano.

"Não trabalhamos matematicamente. É rodada a rodada. Não mudaremos isso porque a cada domingo as coisas mudam. Você vê alterações muito grandes na tabela. Estamos brigando por uma vaga nesse momento com cinco ou seis equipes. Mas de repente, daqui a duas ou três rodadas, tudo pode estar diferente", acrescentou o treinador santista.

Vasco precisa repetir feito do Flu

Já o Vasco, que corre risco de ser rebaixado pela terceira vez em sua história, tem uma situação delicada pela frente. Desde que o campeonato começou a ser disputado com 20 equipes, em 2006, apenas um time que terminou a 31ª rodada na lanterna conseguiu escapar da degola: o Fluminense, em 2009.

Naquela ocasião, o Fluminense somava 27 pontos, cinco a menos que o Náutico, última equipe dentro da zona de rebaixamento. Nas últimas sete rodadas, o Fluminense venceu seis confrontos e empatou um, salvando-se da zona da degola com 46 pontos.

Já o Vasco terminou a 31ª rodada com 29 pontos, quatro a menos do que o Coritiba, que é a última equipe a integrar a zona de rebaixados. Os confrontos do Vasco até o final do campeonato serão: Grêmio, Fluminense, Corinthians e Santos (em casa) e Palmeiras, Joinville e Coritiba (fora).

O técnico Jorginho lamentou o empate contra o São Paulo, neste domingo, e ressaltou que a situação fica cada vez mais difícil com o passar do tempo.

"É lamentável. Tínhamos totais condições de ficar somente a dois pontos de sair da zona. Não fomos eficientes o suficiente, não poderíamos deixar que o São Paulo contra atacasse como atacou. Isso não tira nosso ânimo e perspectiva em sair desta situação. Tínhamos cinco pontos de diferença, e agora temos quatro. Continuamos dentro da briga, fizemos um ponto fora. Agora temos dois jogos em casa e precisamos vencer", concluiu Jorginho.