Topo

Corinthians define perfil e varre mercado para encontrar um "novo Felipe"

Felipe deixará Corinthians em breve para defender o Porto na próxima temporada - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Felipe deixará Corinthians em breve para defender o Porto na próxima temporada Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

08/06/2016 06h00

A venda de Felipe para o Porto, de Portugal, é uma questão resolvida para o Corinthians, que nesse momento estabelece prioridades para achar um substituto no mercado. O objetivo, e principalmente o desafio, é encontrar um zagueiro com características similares ao do atual dono da posição.

Os principais critérios do ponto de vista técnico são: velocidade, qualidade na bola aérea, força e boa técnica para a iniciação de jogadas.

Com base nesses aspectos, o Corinthians tem recusado algumas alternativas. Três delas foram o argentino Walter Kannemann, do Atlas-MEX. o paraguaio Saúl Salcedo, do Olimpia-PAR, e o brasileiro Alex Costa, destaque do Santos e que recentemente acertou saída do Milan-ITA.

No caso de Salcedo, pesa o fato de ter apenas 18 anos, embora seja titular de sua equipe e concorra à seleção principal. Já em relação a Alex, pesa a expectativa salarial alta de quem retorna da Europa e a idade avançada. Por isso, a tendência é que o Corinthians adquira um jogador que esteja na faixa dos 25 anos e que, claro, atenda os critérios técnicos e possa ser titular imediatamente.

Em conversas recentes com empresários, o Corinthians ainda estabeleceu uma condição importante. Não está à disposição para fazer grandes investimentos, ainda que deva receber mais de R$ 25 milhões com a venda de Felipe. Negócios que envolvam grandes quantias, ou de zagueiros com salários elevados, serão descartados. A direção corintiana admite, no máximo, fazer investimentos parcelados.

Inicialmente, o Corinthians tratou como prioridade que o zagueiro fosse Maicon, do São Paulo. A possibilidade de receber o jogador que pertence ao Porto como contrapartida pela venda de Felipe foi colocada aos portugueses, mas a resposta foi de que a ideia é fazer dinheiro com o defensor. A cotação de Maicon na Europa é, inclusive, superior à de Felipe em termos econômicos.