Topo

Coritiba vence de virada e Santos perde a chance de encostar no Palmeiras

Ricardo Oliveira, do Santos, tenta passar por Luccas Claro, do Coritiba - GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO - GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

21/08/2016 19h53

O Santos perdeu neste domingo a chance de retomar a vice-liderança do Campeonato Brasileiro e, de quebra, colar no líder Palmeiras, que um pouco mais cedo tropeçou na Ponte Preta. O time da Vila Belmiro até saiu na frente ao aproveitar um 'presente' de João Paulo, mas não segurou a vitória, viu Kleber Gladiador e Iago (com um golaço) marcarem e deixou o Couto Pereira derrotado por 2 a 1, em duelo da 21ª rodada do Brasileiro.

Com o resultado, o Santos estaciona nos 36 pontos e fica com o quarto lugar da tabela, a quatro pontos do Palmeiras, dois do Atlético-MG e um do Flamengo. Já o Coritiba chega a 25 pontos e se afasta da zona de rebaixamento, ficando com o 14º lugar da tabela.

Santos e Coritiba agora 'deixam de lado' o Campeonato Brasileiro para darem atenção a outras competições. O time paulista o Vasco na quarta-feira, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil, enquanto a equipe paranaense pega o Vitória um dia depois, pela Sul-Americana, no Barradão.

Iago entra e decide com golaço

Iago foi a campo aos 29min do segundo tempo, na vaga de Neto Berola. E precisou de pouco mais de dez minutos para decidir a partida. Ele arriscou do meio da rua e acertou o ângulo esquerdo de Vanderlei, marcando um golaço e decidindo a partida quando esta estava empatada por 1 a 1.

Que é isso, João Paulo?

O volante do Coritiba praticamente entregou o primeiro gol do Santos. Ele tentou o passe para o companheiro, mas errou feio e deu a bola nos pés de Ricardo Oliveira, que driblou Wilson e fez 1 a 0 no Couto Pereira, aos 14min do segundo tempo. A falha fez a torcida alviverde começar a pegar no pé de João Paulo, que passou a ser vaiado toda vez que pegava na bola.

Vacilou com Ricardo Oliveira, é caixa


Seis gols nos últimos quatro jogos. Este é Ricardo Oliveira, responsável por decidir a partida deste domingo. Artilheiro do Santos em 2015, com 37 gols, o atacante - que passou mais de dois meses se recuperando de uma lesão - já chega aos 13 gols em 2016.

E vacilou com Kleber, também...

O gol de Kleber já vinha amadurecendo ao longo da partida. Por pouco já não havia balançado as redes em duas oportunidades. E na segunda etapa, na raça, conseguiu. Ele aproveitou uma sobra dentro da área - após rebote de Vanderlei - e marcou o sétimo gol no Brasileiro, o 21º na temporada.

Trio olímpico de volta

Após oito jogos consecutivos sem o trio olímpico, o Santos volta, a partir desta semana, a contar com Zeca, Thiago Maia e Gabigol. Sem eles, foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas - ou três vitórias, um empate e duas derrotas, se não forem levados em conta os dois jogos da Copa do Brasil.

Estreia da 'jogadeira'

O Coritiba fez neste domingo a estreia de seu novo uniforme reserva, que homenageia a conquista do Campeonato Brasileiro de 1985 - título mais importante da história do clube. A camisa, que ficou conhecida como "Jogadeira", é inspirada no antigo uniforme e traz a data da decisão contra o Bangu, disputada no Maracanã, bordada em dourado abaixo do escudo.