Topo

Diego Souza marca de voleio e Sport empata em casa com o São Paulo

Sport x São Paulo: Diego Souza comemora gol - Williams Aguiar/Sport Recife - Williams Aguiar/Sport Recife
No fim do primeiro tempo, Diego Souza empatou a partida com gol de voleio
Imagem: Williams Aguiar/Sport Recife

Do UOL, em São Paulo

05/10/2016 23h35

Sport e São Paulo se enfrentaram nesta quarta-feira, em confronto pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro. A vitória era importante para que os dois times se afastassem da zona do rebaixamento. Entretanto, ficaram no empate por 1 a 1 e se mantiveram em alerta.

O time paulista saiu na frente, graças ao gol de Thiago Mendes. Entretanto, antes do intervalo, Diego Souza empatou em um belo voleio. No segundo tempo, o time da casa chegou a ser pressionado, mas criou chances mais agudas. Ainda assim, o empate se manteve.

Sem lei do ex: Rogério passa em branco

O atacante do Sport esteve no São Paulo até junho. Conhecido do elenco tricolor, era uma preocupação de Ricardo Gomes. O resultado? Não ofereceu perigo. Chegou perto do gol de Denis logo aos 3 min do primeiro tempo, em chute cruzado. Aos 29 min do segundo tempo, recebeu cruzamento rasteiro pela direita e chutou nas mãos do goleiro são-paulino. E foi só isso. Acabou substituído aos 33 min da etapa final.

Foi bem: Diego Souza aparece na individualidade

O camisa 87 passou longe de ter uma partida brilhante. Entretanto, mostrou talento quando foi necessário e garantiu o ponto do Sport em casa. Seus companheiros de setor ofensivo não passaram a mesma confiança. “Ele tem qualidade, joga em qualquer posição”, elogiou o técnico do São Paulo, Ricardo Gomes, após a partida.

Foi mal: Rodrigo Caio foi dominado pelo Sport

Ao longo do primeiro tempo, o zagueiro foi presa fácil para os lançamentos em profundidade no ataque do Sport – pior para Gabriel Xavier, que não aproveitou. Antes do intervalo, deixou Diego Souza livre e viu o camisa 87 marcar o belo gol de empate do time pernambucano.

Duelo Apodi x Denis marca segundo tempo

A entrada de Apodi no segundo tempo deu uma cara nova ao confronto. O camisa 32 acertou um chute no travessão no começo da etapa final e perdeu um contra-ataque claro no fim. No entanto, em sua melhor chance, parou no goleiro: aos 43 min, recebeu a bola pela direita do ataque e chutou rasteiro, parando na saída do são-paulino. Após o jogo, Apodi admitiu: faltou cacoete de atacante.

Oswaldo aposta em velocidade; R. Gomes, no lado esquerdo

Oswaldo de Oliveira apostou na velocidade do time do Sport para buscar a vitória. Primeiro, nos ataques em profundidade pela direita - mas só conseguiu balançar as redes mesmo em uma paciente troca de passes na intermediária do São Paulo. Depois, no segundo tempo, colocou Apodi em campo, mas a individualidade do camisa 32 só apareceu em um chute que explodiu no travessão.

No São Paulo, o grande trunfo de Ricardo Gomes foi colocar Buffarini em campo no segundo tempo. O argentino deu novo ânimo ao setor esquerdo da equipe, ajudando a criar importantes jogadas com Carlinhos e João Schmidt.

Empate mantém rivais em alerta

O 1 a 1 na Ilha do Retiro não ajudou muito nenhum dos dois times na briga contra a ameaça do rebaixamento. O São Paulo foi a 36 pontos e é o 13º colocado. O Sport, com dois pontos a menos, é o 15º. Cruzeiro (33 pontos), Figueirense (31) e Internacional (30) vêm logo atrás do time pernambucano e ainda jogam pela rodada. Catarinenses e gaúchos estão na zona de rebaixamento.

Juca Kfouri: Drama na Ilha do Retiro

"Onze mil pagantes sofriam nas arquibancadas. Aos 43 min (do segundo tempo), cara a cara, Denis evitou o gol de Apodi. E o empate prevaleceu. Pior para o Sport", avaliou o blogueiro.

Sport neutraliza vantagem do São Paulo

O time da casa começou o jogo apostando em lançamentos profundos para Gabriel Xavier pela direita do ataque, mas sem oferecer perigo real a Denis. O time sentiu o gol marcado pelo São Paulo aos 25 min e demorou a se reorganizar. No entanto, conseguiu empatar a partida aos 42 min, em troca de passes no ataque que terminou com um voleio à queima-roupa de Diego Souza.

Com o empate, o Sport viu o São Paulo tentar recuperar a vantagem no segundo tempo. A resposta veio aos 18 min, em chute de primeira de Apodi da entrada da área que explodiu no travessão de Denis. O próprio Apodi teve boa chance aos 41 min, em contra-ataque, mas a arrancada parou em uma tentativa de drible que Buffarini evitou. Dois minutos depois, o camisa 32 saiu na cara de Denis, mas viu o goleiro sair bem e chutou a bola em cima do rival.

São Paulo têm bons momentos, mas aproveita pouco

Referência ofensiva do time, Chávez ofereceu perigo aos 6 min, em chute que parou na defesa do goleiro Magrão, e aos 19 min, em chute cruzado. Com 20 min, Carlinhos arriscou de longe e acertou o travessão. Aí, aos 25 min, o time abriu o placar: da entrada da área, Thiago Mendes bateu colocado e tirou de Magrão. Com o gol, o São Paulo cresceu no jogo, mas não aproveitou a pressão para ampliar; o Sport neutralizou as ações e conseguiu empatar aos 42 min, com Diego Souza.

No segundo tempo, aos 9 min, Buffarini arriscou um chute de longe pela esquerda e mandou a bola perigosamente rente à trave direita de Magrão. Aos 35 min, João Schmidt arrancou pela esquerda e também ofereceu perigo. Com 40 min, Carlinhos tentou bater da intermediária, mas a bola desviou na defesa e foi para escanteio, que o time não aproveitou.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 1 SÃO PAULO
Data: 05/10/2016 (quarta-feira)
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Luciano Roggenbaum (PR)
Cartões amarelos: Michel Bastos e Buffarini (São Paulo)
Gols: Thiago Mendes, aos 25 min do 1º tempo; Diego Souza, aos 42 min do 1º tempo

SPORT
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Mateus Ferraz e Renê; Rithely e Paulo Roberto; Everton Felipe (Apodi), Diego Souza e Gabriel Xavier (Vinícius Araújo); Rogério (Edmílson).
Técnico: Oswaldo de Oliveira

SÃO PAULO
Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Matheus Reis (Buffarini); Hudson e Thiago Mendes (João Schmidt); Carlinhos, Michel Bastos e Kelvin (Jean Carlos); Chávez.
Técnico: Ricardo Gomes