Topo

Fred assume artilharia do Brasileirão e Atlético segue na briga pelo título

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

13/10/2016 21h21

A liderança na artilharia do Campeonato Brasileiro ganhou mais um nome. E um concorrente de muito respeito. Fred fez o primeiro gol da vitória do Atlético-MG sobre o América-MG, por 3 a 0, pela 30ª rodada do Brasileirão, no Mineirão. Com o gol, o camisa 99 alvinegro chegou a 11 na edição 2016, empatando com Robinho, Gabriel Jesus e Sassá.

Se na liderança da artilharia o Atlético conta com dois jogadores, na briga pela liderança da competição o clube mineiro segue bastante vive. Venceu e pressionou Palmeiras e Flamengo, seus dois rivais pelo título nacional.

Fred assume a artilharia do Campeonato Brasileiro

Robinho, Gabriel Jesus e Sassá ganharam uma companhia de peso no topo da artilharia do Brasileirão. Com o gol anotado diante do América, Fred chega a 11 na competição e é mais um na liderança na disputar pelo posto de maior goleador do Brasileirão. Dos 11 gols marcados por Fred, dois foram pelo Fluminense, sendo um deles contra o próprio América, na primeira rodada. Com 124 gols, o camisa 99 do Atlético é o maior goleador na era dos pontos corridos. Ele já foi artilheiro do Brasileirão em duas oportunidades, em 2012 e em 2014, ambas pelo Fluminense.

Otero aproveita mais uma oportunidade

Na teoria, Otero é reserva de Cazares. Mas como o equatoriano se atrasou no retorno da seleção e não enfrentou o América, foi a vez de o venezuelano ser titular. E Otero aproveitou bem mais uma oportunidade dada por Marcelo Oliveira. O camisa 80 foi muito participativo durante toda a partida, inclusive ajudando na defesa. Tanto que foi dele o passe para o gol de Fred. Otero ainda protagonizou um lance diferente, ao cobrar um escanteio rasteiro. A bola passou por toda a pequena área do América e nenhum atleticano aproveitou para desviar.

Atrasado, Cazares acompanha clássico pelo celular

Cazares seria titular do Atlético diante do América. Mas o jogador não retornou após defender a seleção do Equador dentro do prazo estipulado. O meia era aguardado na manhã desta quinta-feira em Belo Horizonte. Com chegada prevista à Cidade do Galo na tarde desta sexta, Cazares usou o celular para acompanhar o clássico mineiro.

Erazo surpreende e joga como titular do Atlético

Cortado da partida do Equador com a Bolívia, com dores no joelho direito, o zagueiro Erazo foi a surpresa na escalação do Atlético. Como foi cortado da seleção, o defensor aproveitou os últimos para se tratar na Cidade do Galo e foi liberado pelo departamento médico. Erazo não jogava desde o final de setembro, quando atuou alguns minutos na vitória sobre o Juventude, pela Copa do Brasil.

Atlético vence clássico 400 com gol de ex-americano

O confronto entre Atlético e América pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro foi o duelo de número 400 entre os dois rivais de Belo Horizonte. E o lado alvinegro leva ampla vantagem no confronto, com 196 vitórias contra 104 derrotas. Aconteceram ainda 100 empates. Curiosamente, o gol do Atlético foi marcado por Fred, jogador revelado pelo América. O centroavante já havia feito gol no clássico, mas pelo outro lado.

Atlético chega a 100 gols em partidas oficiais

Com um ataque que tem Robinho, Fred, Lucas Pratto, além de ser municiado por jogadores do nível de Cazares, Otero, Fábio Santos e muitos outros, o Atlético é o primeiro clube do Brasil a chegou e já passou da marca de 100 gols em partidas oficiais na temporada. A conta os gols marcados no Campeonato Mineiro, Copa da Primeira Liga, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. Com 23 gols, Robinho é o artilheiro atleticano no ano. Fred fez o gol número 100, enquanto Carlos César marcou o 101 e Lucas Pratto o 102.

Algoz no Mineiro, Danilo joga apenas 14 minutos

Pouco mais de cinco meses atrás o América foi campeão estadual, superando o Atlético na final. O grande nome das duas partidas decisivas foi o lateral esquerdo Danilo, autor de todos os três gols americanos nos dois confrontos finais. No reencontro das duas equipes, no Mineirão, palco da partida final, Danilo ficou no banco de reservas e entrou somente aos 33 minutos do segundo tempo. No momento a partida já estava 2 a 0 para o Atlético e o algoz no Mineiro não conseguiu ajudar muito o América.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 3 X 0 AMÉRICA-MG

Data: 13/10/2016 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 30.411 pagantes
Renda: R$ 766.625,00
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos de SP)
Cartões amarelos: - (CAM) - (AFC)
Gols: Fred aos 36 min do primeiro tempo; Carlos César aos 19 do 2º e Lucas Pratto aos 39 do 2º

ATLÉTICO-MG
Victor, Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca (Yago, aos 38 do 2º), Júnior Urso e Otero; Clayton (Lucas Pratto, aos 33 do 2º), Robinho (Patric, aos 38 do 2º) e Fred.
Treinador: Marcelo Oliveira.

AMÉRICA-MG
João Ricardo, Jonas, Messias (Claudinei, aos 15 do 2º), Éder Lima e Gilson; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes e Tony (Danilo, aos 33 do 2º); Osman e Nixon (Matheusinho, aos 23 do 2º).
Treinador: Enderson Moreira.