Topo

Jefferson volta e defende pênalti. Botafogo arranca empate com Galo no fim

Do UOL, em Belo Horizonte

09/07/2017 20h52

Jefferson voltou em grande estilo ao gol do Botafogo. Foi o melhor jogador do empate em 1 a 1 com o Atlético-MG. O goleiro pegou um pênalti e fez grandes defesas, garantindo o resultado. No duelo pela 12ª rodada, disputada no Estádio Nilson Santos, Marlone abriu o placar para o time mineiro e Roger, no último minuto, empatou para o Botafogo.

O gol sofrido aos 48 minutos do segundo tempo tirou o Atlético do G6. Já o Botafogo completou três jogos sem vencer no Brasileirão, mas depois de sofrer o jogo inteiro, conseguir o empate no fim deixou o resultado com sabor de vitória.

Jefferson volta após mais de um ano e pega pênalti

O Botafogo não venceu, mas nem por isso o Jefferson deixou de mostrar toda a sua qualidade no gol. Mesmo sem atuar desde 17 de maio de 2016, quando rompeu o tríceps do braço esquerdo na partida contra o Juazeirense, pela Copa do Brasil – e passou por duas cirurgias –, o goleiro do Botafogo se destacou com mais uma grande atuação. Foram pelo menos quatro boas defesas, sendo uma delas no pênalti batido por Rafael Moura. No gol atleticano, de Marlone, Jefferson não conseguiu fazer, já que a bola desviou em Emerson Silva antes de entrar.

Victor também pegou pênalti, mas no rebote...

Não foi apenas Jefferson que defendeu pênalti no duelo entre Botafogo e Atlético. Victor também defendeu uma penalidade, aos 48 minutos do segundo tempo. Porém, o goleiro atleticano deu azar no rebote, já que a bola voltou nos pés do cobrador Roger.

Emerson Silva participa de lances cruciais e é vaiado

Em 2013, por indicação de Cuca, Emerson Silva chegou ao Atlético. Porém o zagueiro não foi muito feliz na Cidade do Galo. Lesões grandes e apenas 14 partidas no período em que ficou no clube mineiro. A ida para o Botafogo fez bem ao defensor, que voltou a jogar em bom nível. Mas no duelo com o Atlético, o zagueiro foi bastante vaiado pela torcida. Emerson Silva desviou o chute de Marlone, que originou o gol do Atlético, e ainda colocou a mão na bola em lance que originou um pênalti. Menos mal que Jefferson defendeu a cobrança de Rafael Moura.

Sequência faz Roger poupar Fred e Cazares

Responsáveis por quase 50% dos gols do Atlético na temporada, o meia Cazares e o centroavante Fred ficaram no banco de reservas no jogo contra o Botafogo. Os dois estavam cansados, pela partida anterior do clube, contra o Jorge Wilstermann, pela Libertadores. Marlone e Rafael Moura entraram no time. E foi de Marlone o gol que deu o triunfo atleticano no confronto pela 12ª rodada do Brasileirão. Mas ambos entraram durante do segundo tempo. Fred aos 19 e Cazares cinco minutos mais tarde.

Atlético joga melhor e perde muitas chances

O Atlético pode lamentar demais o resultado com o Botafogo. O time mineiro foi muito melhor e criou várias oportunidades, mas parou em Jefferson e foi castigado no final, com o gol de empate do Botafogo. A equipe mineira perdeu muitas chances de fazer o segundo gol, especialmente no início da segunda etapa. Em oito minutos foram três chances claras. O pênalti perdido por Rafael Moura e dois lances com Yago, que na primeira oportunidade optou pelo cruzamento e na segunda chutou para a defesa de Jefferson. Já nos minutos finais, mais duas chances claras, com  Robinho e Cazares.

Briga antes do jogo entre botafoguenses e atleticanos

Antes de a bola rolar no Estádio Nilton Santos, torcedores do Botafogo do Atlético protagonizaram cenas de horror nas ruas próximas ao estádio. As torcidas dos dois clubes brigaram na chegada ao campo. Moradores da região relataram até disparos de arma de fogo. Cerca de 20 torcedores foram detidos no no Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Partida de número 100 entre Botafogo e Galo

O duelo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro foi o 100º jogo entre Botafogo e Atlético em toda a história. O primeiro encontro aconteceu em 1923, num amistoso disputado em Belo Horizonte. O Alvinegro carioca levou a melhor e venceu por 4 a 2. E o Botafogo leva vantagem no confronto com o Atlético, com 46 vitórias contra 29 derrotas. Acontecera ainda 25 empates. Um dos confrontos mais importantes aconteceu em 1971. O Galo venceu por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Dadá Maravilha e conquistou o Campeonato Brasileiro.

Botafogo e Atlético se reencontram no final do mês

O próximo confronto entre Botafogo e Atlético já tem data e hora marcada para acontecer. Os dois alvinegros são adversários pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo da volta está marcado para o dia 26 de julho, às 19h30, no Estádio Nilson Santos. Na primeira partida, em Belo Horizonte, o Atlético venceu por 1 a 0, com gol de Cazares. O Botafogo precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis e qualquer outro resultado dá a vaga na semifinal ao Atlético.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 ATLÉTICO-MG

Data: 09 de julho de 2017, domingo
Horário: 19h (de Brasília)
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: Joel Carli (BOT) Rafael Carioca, Matheus Mancini e Fábio Santos (CAM)
Gol: Marlone aos 22 minutos do primeiro tempo; Roger aos 48 do segundo tempo.

BOTAFOGO
Jefferson, Arnaldo, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Rodrigo Lindoso (Marcos Vinicius, aos 33 do 2º), Bruno Silva, Matheus Fernandes (Camilo, no intervalo) e João Paulo; Rodrigo Pimpão (Guilherme, aos 10 do 2º) e Roger.
Treinador: Jair Ventura.

ATLÉTICO-MG
Victor, Marcos Rocha, Matheus Mancini, Bremer e Fábio Santos; Rafael Carioca, Yago (Adilson, aos 28 do 2º), Elias e Marlone (Cazares, aos 24 do 2º); Robinho e Rafael Moura (Fred, aos 19 do 2º).
Treinador: Roger Machado.