Topo

Sandro Ricci diz que não errou em pênalti de Corinthians x Cruzeiro de 2010

reprodução/YouTube
Imagem: reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

03/08/2018 20h58

Depois de trabalhar na Copa do Mundo da Rússia e de anunciar a aposentadoria, o árbitro Sandro Meira Ricci participou do programa Bolívia Talk Show, do Desimpedidos, e elegeu o jogo entre Corinthians e Cruzeiro, de novembro de 2010, como o mais difícil de toda a carreira.

"Até hoje tem esse trauma. Foi o jogo mais difícil da minha carreira, Corinthians x Cruzeiro em 2010. Primeiro porque envolvia o Corinthians, e existe essa lenda de que o Corinthians é favorecido", contou o árbitro, que fez questão de acrescentar que essa "lenda" mencionada não tem fundamento: "A gente nunca recebeu uma ligação da CBF, de quem quer que seja, para nada".

gil ronaldo - Ricardo Nogueira/Folhapress - Ricardo Nogueira/Folhapress
O polêmico lance envolveu Gil e Ronaldo
Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Na ocasião, o Corinthians venceu por 1 a 0 com um pênalti polêmico de Gil sobre Ronaldo. Até hoje há quem argumente que não houve falta no lance, mas Sandro Ricci mantém a interpretação que mostrou em 2010 e é enfático: "Foi pênalti, foi, foi. Foi um tranco por trás", afirmou.

O membro do canal Desimpedidos, do YouTube, perguntou como o árbitro se sente com as acusações de que aquele lance na 35ª rodada teria tirado do Cruzeiro a chance de título - naquele ano, o Brasileirão foi conquistado pelo Fluminense.

"Isso é do torcedor, tem que respeitar. Mas aconteceu algo nesse jogo que foi muito ruim: em quatro lances de área para o Cruzeiro, eu interpretei que nenhum foi pênalti. E em um lance de área para o Corinthians, eu interpretei que foi. Então o torcedor não entende isso!", apontou.

"Essa história do título do Cruzeiro é porque eles esquecem, teve muito jogo. Nesse ano, o campeão não foi o Corinthians, foi o Fluminense. Teve um lance em outro jogo também [na 37ª rodada], entre Cruzeiro e Flamengo, que eles não vão falar", comentou Sandro.

sandro - reprodução/YouTube - reprodução/YouTube
Imagem: reprodução/YouTube

O mineiro de 43 anos também revelou seu time de infância, mas levantou certa desconfiança de Bolívia com a resposta. "Meu time era verde: Caldense. A galera não entende, cara! Não existe essa de a CBF querer saber para que time você torce. Todo juiz teve um time", respondeu.

"Como você já se aposentou, pode falar!", insistiu o apresentador. "Então, é Caldense, p...! Estou te falando! Vou morrer sem falar, e vou te falar por que: eu pretendo seguir no futebol. Mas te digo que paixão de criança você perde mesmo, igual jogador", completou.

Ele também relatou o sofrimento dos árbitros após um erro. "Quando você sabe que errou, você não dorme. Sabe qual é a pior coisa para os árbitros? Você dorme mal, e aí acorda querendo entrar em uma máquina do tempo para voltar atrás e fazer tudo de novo", contou.

Segundo Sandro Meira Ricci, desde o escândalo de 2005 que levou Edílson Pereira de Carvalho à prisão, os árbitros têm a vida fiscalizada pela CBF. "Então ninguém é ladrão?", perguntou Bolívia. "Certeza absoluta que não. Absoluta. Erra porque é um ser humano", afirmou o árbitro.