Topo

Grêmio bate a Chape, confirma vaga na Libertadores e mantém quarto lugar

Do UOL, em Porto Alegre

18/11/2018 20h49

O Grêmio está classificado para a próxima Libertadores. Com a vitória sobre a Chapecoense, neste domingo (18), na Arena, por 2 a 0, o time gaúcho não deixa o G-6 de forma alguma até o fim do Brasileiro. O resultado ainda manteve o quarto lugar, que confere vaga direta à fase de grupos da competição. Cícero e Everton marcaram os gols. 

A briga pelo quarto posto é com o São Paulo. Os gaúchos somam, agora, 62 pontos, mesma pontuação do time paulista, que derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, neste domingo. A Chapecoense, por sua vez, segue na batalha contra o rebaixamento. É 18ª colocada com 37 pontos.

Na próxima rodada o Tricolor visita o Flamengo, quarta-feira, às 21h45 (de Brasília). Já a Chape recebe o Sport na quinta-feira às 21h (de Brasília). 

Foi bem: Jean Pyerre dita ritmo do meio-campo

Jean Pyerre mostrou-se a melhor opção na ausência de Luan. A exemplo de suas últimas oportunidades, o jovem foi absoluto no meio-campo neste domingo. Deu bons passes, deslocou-se e ditou o ritmo da criação da equipe.

Foi mal: André contribui pouco e substituto dá assistência

André foi opção de Renato Gaúcho para começar a partida. Mas novamente não conseguiu render o esperado. Preso na marcação, deixou o jogo no segundo tempo para entrada de Jael, que deu assistência para o segundo gol. 

Escolha de Renato abre o marcador

Sem Maicon, lesionado, Renato Gaúcho poderia ter utilizado Matheus Henrique no meio-campo. Mas optou por Cícero pela capacidade de conclusão na bola aérea. Deu certo. Foi exatamente desta forma que o Tricolor abriu o marcador, com o ex-meia do São Paulo colocando na rede de cabeça.

O Grêmio foi o Grêmio

O Grêmio reviveu sua essência. Com toques curtos e invertidas de jogo, o time gaúcho dominou a Chapecoense no campo ofensivo. Mesmo que não tenha entrado muitas vezes na área do adversário, foi sempre perigoso pelos pés de Jean Pyerre. Everton e Alisson deram velocidade ao time da casa, que esteve melhor durante a partida toda.

Chapecoense não consegue jogar

Preso na posse de bola ofensiva do Grêmio, a Chapecoense pouco conseguiu responder. Vazada ainda no princípio da partida, a equipe catarinense tentou apostar no contra-ataque, mas não abasteceu Wellington Paulista ou Leandro Pereira como seria necessário. Desta forma, pouco frequentou o campo ofensivo.

Renato promove volta de André, mas troca

Descontente com as atuações recentes de Jael, Renato Gaúcho promoveu o retorno de André. Mesmo que o centroavante não tenha participado muito do jogo, a entrada mostra os planos para o ano que vem. Se ficar, Portaluppi promete insistir no ex-jogador do Sport no comando de ataque. Porém, pelo rendimento aquém do esperado, colocou Jael no fim do jogo. 

Claudinei coloca velocista em cima de Marcelo Oliveira

Percebendo a incapacidade criativa de seu time, Claudinei Oliveira apostou na individualidade. Colocou o velocista Capixaba em cima do zagueiro Marcelo Oliveira, do Grêmio, e por ali passou a criar problemas para a defensiva rival. 

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 CHAPECOENSE
Data
: 18/11/2018 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leonardo Bizzio Marinho
Auxiliares: Daniel Luis Marques e Daniel Paulo Ziolli
Renda: R$ 394.042,00
Público: 14.982 (total)
Cartões amarelos:  André (GRE), Marcelo Oliveira (GRE); Canteros (CHA), Bruno Pacheco (CHA); 
Gols: Cícero, do Grêmio, aos 24 minutos do primeiro tempo; Everton, do Grêmio, aos 29 minutos do segundo tempo

GRÊMIO
Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Marcelo Oliveira e Cortez; Michel, Cícero, Jean Pyerre (Douglas), Alisson e Everton (Marinho); André (Jael).
Técnico: Renato Gaúcho

CHAPECOENSE
Jandrei; Eduardo, Douglas, Fabrício Bruno e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Elicarlos (Bruno Silva) e Canteros (Barreto); Doffo (Capixaba), Wellington Paulista e Leandro Pereira
Técnico: Claudinei Oliveira