Topo

Série B - 2019

ABC bate Náutico, volta a vencer e se mantém como único invicto da Série B

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/06/2011 18h17

O ABC chegou a passar sufoco neste sábado ao final da partida no Frasqueirão, em Natal (RN), mas conseguiu sair de campo com a vitória em casa sobre o Náutico, por 1 a 0. Com o resultado, além de voltar a vencer após duas rodadas, o time se manteve como o único invicto da Série B após sete rodadas. A equipe tem 13 pontos, próxima do G-4, enquanto o Náutico segue fazendo uma campanha irregular, com nove pontos.

O jogo começou equilibrado na capital potiguar. O Náutico foi o primeiro a assustar, em uma cobrança de falta de Eduardo Ramos que passou perto do gol do ABC. A equipe pernambucana continuou a criar chances, mas a falta de pontaria acabou custando caro. Mais eficiente, o time anfitrião inaugurou o marcador aos 34 minutos.

Depois que Cascata já havia criado boa oportunidade, o ABC fez 1 a 0 em um contra-ataque rápido. Marcus Vinícius recebeu em condição duvidosa pela direita, avançou e fez o passe açucarado para Leandrão, que só tocou no canto do goleiro Glédson para marcar.

O gol do ABC interrompeu um momento em que a partida estava truncada no meio de campo. No entanto, o restante do primeiro tempo seguiu da mesma forma, com as duas equipes com dificuldades para chegar ao gol adversário.

Na etapa final, a diferença para o Náutico foi a entrada de Ricardo Xavier. Recuperado de lesão, o jogador deu mobilidade ao ataque do time pernambucano, que começou a ameaçar a vitória do ABC. Logo no início do segundo tempo, Kieza e o próprio Ricardo Xavier perderam chances claras para o Náutico, sendo que o primeiro parou na boa defesa do goleiro Wellington.

Agora melhor no jogo, o Náutico pressionava para arrancar ao menos o empate fora de casa. Acuado, o ABC só tentava ampliar a vantagem nos contragolpes. Num deles, Cascata pediu pênalti, mas o árbitro considerou o lance normal. Para complicar a situação dos anfitriões, Elionar recebeu o segundo amarelo aos 32 minutos e foi expulso, deixando o Náutico em vantagem numérica.

Com um a mais, o time pernambucano foi para a pressão. Mas a ofensiva acabou não durando o suficiente para garantir o empate porque Éverton também foi expulso, aos 42 minutos, e deixou os dois times com dez jogadores. Nos acréscimos, o Náutico ainda marcou após cobrança de falta e um desvio de cabeça na área, em gol que foi anulado por impedimento.

Pela próxima rodada, que será toda disputada na terça-feira da semana que vem, o ABC terá um jogo complicado. Fora de casa, na Ilha do Retiro, às 19h30 (de Brasília), o time potiguar encara o Sport, que não vence há quatro rodadas. No mesmo horário, em Macaé (RJ), o Náutico busca a reabilitação diante do lanterna Duque de Caxias, única equipe que ainda não venceu na Série B.