Topo

Série B - 2019

Com direito a gol de letra, Portuguesa vence Boa e segue líder na Série B

Sob o comando do técnico Jorginho, a Portuguesa venceu o 2º jogo como visitante - Fernanda SO/Portuguesa
Sob o comando do técnico Jorginho, a Portuguesa venceu o 2º jogo como visitante Imagem: Fernanda SO/Portuguesa

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

15/07/2011 22h49

Um gol de letra marcado por Ivo, aos 44 minutos do primeiro tempo, abriu o caminho para a Portuguesa vencer o Boa Esporte, por 2 a 1, na noite desta sexta-feira, no estádio Melão, em Varginha, conseguindo o sétimo triunfo. Dessa forma, a equipe paulista chegou aos 23 pontos, mantendo a liderança isolada da Série B do Brasileirão. Já o time da casa completou o quarto jogo seguido sem vitória e vê a zona de rebaixamento se aproximar.

Para a Portuguesa não terminar a 11ª rodada na liderança, será preciso que a Ponte Preta, vice-líder, com 20 pontos, vença o clássico de Campinas contra o Guarani, na tarde deste sábado, e ainda consiga tirar a diferença de saldo favorável à Lusa, que no momento é de cinco gols (15 a 10). Com o triunfo em Varginha, a equipe do técnico Jorginho somou 12 nos últimos 15 pontos disputados.

O Boa, que estreou o volante Moisés, ex-América-MG, ao contrário, continua sua fase de declínio. Em seus cinco últimos jogos, foi derrotado três vezes, venceu apenas uma e empatou outra. Isso significa que alcançou apenas quatro dos 15 pontos possíveis. Foi a quinta derrota do ex-Ituiutaba, a segunda como mandante. Dependendo dos resultados dos jogos deste sábado, o time mineiro poderá até mesmo entrar na zona de degola. De novo em desvantagem, o time da casa tentou pressionar, mas esbarrou na forte marcação do time paulista.

Para se manter na ponta da tabela, a Portuguesa teve que superar quatro desfalqueso zagueiro Rogério e o atacante Jael, ambos suspensos, o meia-atacante Ananias e o lateral-direito Luís Ricardo contundidos. Além disso, enfrentou a vontade e determinação do Boa Esporte, que venceu pela última vez em sua estreia na Série B, na sétima rodada, no Melão, quando fez 2 a 0 sobre o Grêmio Barueri.

Por atuar em casa e necessitar da vitoria, o Boa Esporte tentou tomar a iniciativa, desde o começo do jogo, intensamente disputado, nas duas etapas. Mas foi a Portuguesa que teve a primeira chance para abrir o placar, aos 6 min. Marcelo Cordeiro cobrou falta e obrigou Luiz Henrique a defender para escanteio. Na cobrança, Edno quase marca. A resposta do time mineiro foi aos 10 min, quando Moisés fez boa jogada pela direita e bateu cruzado. Por pouco, Valdo não conseguiu completar.

Com o passar do tempo os dois times melhoraram seus posicionamentos em campo e a partida teve momentos bastante ofensivos. Aos 12 min, por exemplo, o lateral-direito Jackson arriscou um chute de longe, defendido parcialmente por Weverton e ainda tocou na trave, dando um susto no time visitante. O Boa seguia atacante e ameaçando o gol do líder da competição. Aos 20 min, Moisés tabelou com Carlos Magno, que só não fez o gol porque o goleiro da Lusa saiu para fazer a defesa.

Embora por motivos diferentes os dois times atacavam bastante. A Portuguesa para se manter na liderança e o Boa para não se aproximar da zona de rebaixamento ou até mesmo entrar nessa incômoda área. A consequência disso foram inúmeras oportunidades de gols, especialmente da equipe mineira, que deu muito trabalho a Weverton e, aos 26 min, por intermédio de Waldison mandou a bola na trave, sua segunda no jogo. Aos 30 min, o travessão salvou o Boa, após cabeçada de Marcelo Cordeiro.

Nos 15 minutos finais, o ritmo foi reduzido, assim como diminuíram as oportunidades de gols. Quando a expectativa é que o primeiro tempo terminasse em branco, a Portuguesa abriu o marcador, com um gol de letra marcado por Ivo, aproveitando cruzamento da direita. “Foi um lance rápido e temos que estar atentos, graças a Deus deu certo”, comentou Ivo.

Apesar da vitória parcial da Portuguesa, o autor do gol não aprovou a atuação do seu time, “O jogo foi bastante complicado, acho que a nossa equipe não se acertou muito dentro de campo”, comentou. O goleiro Luiz Henrique lamentou o gol sofrido quando a etapa já estava quase finalizada. “Futebol é incrível, um primeiro tempo desses em que várias chances foram criadas pela nossa equipe, sem que a gente conseguisse converter e tomamos o gol em uma bobeira nossa”, salientou. 

Os dois times voltaram com as mesmas formações para o segundo tempo, que começou ainda mais quente que a etapa anterior. O Boa empatou, logo aos 3 min, com um gol marcado por Jackson, aproveitando falha do goleiro Weverton, que socou a bola para o meia da área e o lateral tocou para as redes. A torcida de Varginha não teve tempo para comemorar. Aos 5 min, Guilherme acertou um chute e colocou a Portuguesa de novo em vantagem.

Atrás do marcador pela segunda vez, o Boa partiu para a pressão. O técnico Nêdo Xavier fez alterações para tornar a equipe ainda mais ofensiva. O ex-Ituiutaba, entretanto, esbarrou na forte marcação imposta pela Portuguesa, que conseguiu administrar a vantagem. Quando conseguia finalizar, Weverton se redimiu da falha no gol, com boas defesas. No próximo sábado, a Lusa visita o Vitória, em Salvador, e o Boa recebe o ABC.