Topo

Série B - 2019

Portuguesa suporta pressão, bate o Vitória, se isola na ponta e faz Edno chorar

Leandro Silva, da Portuguesa, comemora seu gol no triunfo sobre o Vitória - ANGELO PONTES/AGIF/AE
Leandro Silva, da Portuguesa, comemora seu gol no triunfo sobre o Vitória Imagem: ANGELO PONTES/AGIF/AE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/07/2011 18h11

A combinação da eficiência ofensiva com certa dose de sorte isolou a Portuguesa na liderança da Série B do Brasileiro. Contra o Vitória, a Lusa levou duas bolas na trave, mas mostrou competência para ganhar por 2 a 0, em pleno Barradão. Não bastasse isso, foi beneficiado pelo surpreendente revés da vice-líder Ponte Preta.

Desta forma, a Portuguesa alcançou seu terceiro resultado positivo seguido e chegou aos 26 pontos, três à frente da Ponte, que perdeu em casa para o Bragantino por 3 a 1, e do Paraná. O rival baiano, por outro lado, para em 17 pontos e não consegue se aproximar do G-4.

O resultado fez até Edno chorar. “Sempre disse que eu precisava de sequência, e o Jorginho está me dando isso. Eu sempre trabalhei bastante. Fui injustiçado. Mas tem Deus tem abençoado essa equipe. Precisamos continuar nessa pegado. Está todo mundo de parabéns”, disse o autor do segundo gol, visivelmente emocionado.

Para esta partida, o Vitória tinha em campo um de seus novos reforços, o meia Geraldo, que veio do Ceará. E tomou a iniciativa da partida. Aos 9min, por exemplo, Neto Baiano acertou uma bela cabeça no travessão da Lusa. Passado o susto, o time de Jorginho equilibrou. A diferença é que acabou sendo mais eficiente no ataque.

Aos 24min, após cobrança de escanteio, Leandro Silva cabeceou na trave e, atento, aproveitou o rebote para fazer 1 a 0. O Vitória não se abalou e continuou pressionando. Aos 30min, Marcelo recebeu na área e bateu para o gol. Mas, mais uma vez, a trave parou o ataque dos donos da casa.

“Estamos dando muitos espaços. Nossa marcação está falha. Precisamos nos ajudar mais. O Vitória não jogou bem neste primeiro tempo. É necessário melhorar”, desabafou o técnico Geninho. Para o segundo tempo, o comandante baiano promoveu a estreia do experiente Lúcio Flávio.

Assim como ocorreu na etapa inicial, o Vitória partiu para cima. Aos 9min, Marcelo chegou a driblar o goleiro Weverton, mas bateu para fora e desperdiçou uma das melhores oportunidades. A pressão era grande. Mas dava espaços para o contra-ataque. Aos 41min, Edno fez bela jogada e anotou o segundo, selando mais uma resultado positivo para a Lusa.

As duas equipes voltam a jogar pela Série B na próxima terça-feira. O Vitória vai até o Recife para enfrentar o Náutico, enquanto a Portuguesa recebe o Americana, no Canindé.