Topo

Série B - 2019

ASA vence, segue longe da zona de rebaixamento e complica o sonho do Avaí subir

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/10/2012 21h21

Com uma atuação objetiva, o ASA venceu o Avaí por 1 a 0 nesta terça-feira, no Coaracy da Mata Fonseca, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e permaneceu longe da zona de rebaixamento. Por outro lado, o time catarinense segue com 43 pontos e começa a se complicar em relação a luta para conseguir o acesso.O atacante Lúcio Maranhão marcou o gol da partida.

Lutando para se afastar das últimas posições, o ASA começou a partida tomando a iniciativa tentando pressionar o adversário. Com apenas dois minutos, Alexsandro chegou a ficar cara a cara com Moreto, mas o goleiro do Avaí salvou. Aos cinco não teve jeito porque Lúcio Maranhão mostrou seu faro de artilheiro.

Após cobrança de escanteio da direita, a bola passou pela defesa catarinense por baixo e o atacante deu um carrinho para marcar seu gol. Foi a 14ª vez que o centroavante estufa a rede na Série B e a 38ª na temporada.

O Avaí tentou colocar a bola no chão com a desvantagem no placar e chegava principalmente nos chutes de fora da área. Os donos da casa recuaram e permitiram que os catarinenses tentassem encontrar seu melhor jogo.

Mesmo com maior posse de bola, a equipe visitante sentia dificuldade para furar o bloqueio do time alagoano. O técnico Argel Fucks reclamava da movimentação do meia Camilo, que pouco era visto em campo. O jogo era muito concentrado pelas laterais porque a marcação era bem feita no meio-campo.

Com muita raça, o time catarinense pressionou o ASA nos minutos finais do primeiro tempo. No entanto, a equipe abusou das jogadas aéreas e pouco finalizou, o que facilitou o trabalho da defesa alagoana. Desta maneira, os donos da casa terminaram a etapa com a vitória parcial.

O Avaí iniciou o segundo tempo com o meia Nenê Bonilha no lugar de Julinho. Assim, o volante Pirão foi deslocado para a lateral esquerda. No entanto, quem se arriscava mais na frente era o ASA. A postura foi semelhante daquela apresentada no início do jogo.

Os donos da casa conseguiram retomar seu bom ritmo e voltaram a pressionar por conta da boa partida dos volantes Bruno e Mika. Mesmo assim, o goleiro Gilson pouco era acionado e a partida caiu um pouco de ritmo porque as equipes sentiam dificuldade para criar lances de perigo.

Apostando nos contra-ataques, o ASA esteve mais próximo de marcar em um chute de Davi Ceará, aos 26, que obrigou Moreto a praticar boa defesa. A oportunidade acabou sendo isolado em um segundo tempo morno. Obediente na parte tática, os alagoanos se defenderam com qualidade para conter o Avaí e seguir longe da zona de rebaixamento.