Topo

Série B - 2019

Cumprindo tabela, Avaí vence terceira seguida e decepciona a torcida do ABC

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/11/2012 23h45

Mesmo sem ter qualquer objetivo na Série B do Campeonato Brasileiro, o Avaí passou pelo ABC por 2 a 1 e atingiu sua terceira vitória consecutiva na competição. Os gols foram marcados por Laércio, duas vezes, e Raul. O resultado pouco teve influência na classificação porque os catarinenses permanecem em sétimo lugar e a equipe potiguar, que decepcionou seu torcedor presente ao Frasqueirão, tem chances mínimas de ser rebaixado. Isto porque, alguns concorrentes diretos perderam na rodada.

Antes da bola rolar, o lateral esquerdo Renatinho Potiguar, o meia Cascata e o atacante Ederson foram homenageados com uma placar comemorativa por conta da marca de 100 jogos. O primeiro completou a marca na noite desta terça e teve o privilégio de vestir a camisa com o número alusivo ao número de partidas nas costas.

“Para mim gratificante ainda mais porque sou potiguar. Passou um filme na minha cabeça. É uma noite feliz, mas precisamos sair com vitória que é mais importante”, disse Renatinho.

Mesmo sem ter qualquer objetivo na competição, o Avaí iniciou a partida colocando pressão no ABC e com toques rápidos criou chances de gol até conseguir abrir o placar. Logo aos quatro, Laércio aproveitou cruzamento da esquerda e emendou para a rede sem dar chance para Andrey.

Os donos da casa tentaram reagir após sofrer o gol logo no início, mas tinha dificuldade para furar o bloqueio do time catarinense. A marcação no meio-campo era bem feita e os jogadores mais criativos da equipe potiguar não conseguiam aparecer na frente.

Nos contra-ataques, o Avaí demonstrava força e quase ampliou sua vantagem. Na metade do primeiro tempo, a equipe potiguar demonstrou melhor organização e começou a dar sinais de reação. Adriano Pardal, aos 25, perdeu boa chance ao receber passe de Cascata dentro da área.

A partida seguia muito movimentada e qualquer time podia marcar nos minutos finais. Assim como aconteceu durante boa parte do primeiro tempo, o Avaí acabou sendo mais efetivo, aos 45. Laércio recebeu na entrada da área e acertou um chute preciso no ângulo direito do goleiro Andrey.
 
O segundo tempo iniciou com um panorama parecido porque o Avaí não modificou sua forma de jogar e o ABC continuava com dificuldade para conseguir chegar ao gol de Moretto. A grande diferença era que o time catarinense não tinha tanta facilidade para armar contra-ataques.

O ritmo da partida caiu um pouco e na metade da segunda etapa, Givanildo Oliveira optou por mudar a estratégia de sua equipe. Ao sacar Adriano Pardal para promover a entrada de Rodrigo Silva ele passou a tentar explorar as jogadas aéreas. Por outro lado, Argel Fucks colocou Rodrigo Thiesen no lugar de Laércio para melhorar a marcação do Avaí. A estratégia dos donos da casa acabou surtindo resultado porque a equipe ainda diminuiu o placar, aos 32, em um pênalti cobrado por Raul. O time potiguar se empolgou e pressionou nos minutos finais. No entanto, os catarinenses se seguraram para confirmar sua terceira vitória seguida.

ABC 1 x 2 AVAÍ

ABC
Andrey; Pedro Silva (Ivan), Flávio Boaventura, Vinícius e Renatinho Potiguar; Serginho, Bileu, Guto (Raul) e Cascata; Adriano Pardal (Rodrigo Silva) e Éderson
Técnico: Givanildo Oliveira

Avaí
Moretto; Arlan, Thiago Medeiros, Jailton e Pirão; Bruno, Mika, Jefferson Maranhão e Erick Flores (Camilo); Diogo Acosta (Tauã) e Laércio (Rodrigo Thiesen)
Técnico: Argel Fucks

 

Local: Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: 6/11/2012 (terça-feira)
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva e Leandro dos Santos Ruberdo
Cartões amarelos: Erick Flores (Avaí), Bruno (Avaí), Guto (ABC), Pirão (Avaí), Bileu (ABC), Rodrigo Thiesen (Avaí) e Vinícius (ABC)
Gols: Laércio, aos quatro, e aos 45 minutos do primeiro tempo; Raul, aos 32 minutos do segundo tempo