Topo

Avaí e Atlético-GO vencem e impedem retorno do Vasco à Serie A nesta terça

Do UOL, em São Paulo

18/11/2014 21h25Atualizada em 18/11/2014 23h45

Depois de cinco rodadas sem conseguir vencer, o Avaí reencontrou o caminho do triunfo para se manter vivo na busca pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. Mais do que isto, o clube catarinense impediu, juntamente com o Atlético-GO, que o Vasco retornasse para a primeira divisão ainda nesta terça.

Na noite desta terça-feira, o Avaí venceu a Portuguesa, lanterna e já rebaixada, por 2 a 0.

Este resultado, aliado à vitória do Atlético-GO sobre o Bragantino, impediu que o Vasco conseguisse o acesso ainda nesta terça.

O Vasco bem que fez a sua parte ao derrotar o Vila Nova por 3 a 1, de virada, mas terá ainda que ao menos empatar no próximo sábado contra o Icasa, no Maracanã, para subir sem depender de outros resultados. Restam duas rodadas para o final da segunda divisão.

Mesmo se vencer, o clube carioca não tem chances de voltar à elite do Brasileirão e se juntar ao Joinville e à Ponte Preta. Para subir sem precisar dos adversários, o Vasco precisa de mais quatro pontos.

O Avaí sofreu para voltar a vencer na competição: fez 1 a 0 com gols de Marquinhos, aos 36min do segundo tempo, e Anderson Lopes, aos 42min. O time não jogou bem, foi constantemente ameaçado pela Portuguesa e chegou a levar bola na trave. Com o resultado, chegou aos 56 pontos, ainda na luta pelo G-4. 

A Portuguesa segue lanterna, com 25 pontos. Na próxima rodada, o Avaí enfrenta o Santa Cruz fora de casa, no Estádio do Arruda, no Recife. A partida está marcada para as 17h20 (de Brasília) do sábado. A Portuguesa, por sua vez, vai a Fortaleza pegar o Ceará no mesmo dia, mas às 21h, no Castelâo.

Paraná afunda Icasa e se alivia na Série B

O Paraná esteve sob alerta na reta final da Série B, mas agora pode jogar mais tranquilo. Fora de casa, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, o time venceu o Icasa por 2 a 1 e se afastou bem da zona de rebaixamento. O resultado, por outro lado, complica muito a equipe nordestina, que segue na degola e cada vez mais perto da queda para a terceira divisão.

A situação é ainda pior porque o Icasa está em grave crise financeira: o elenco tem salários atrasados e ameaçou nâo entrar em campo. O Paraná abriu o placar aos 35min do primeiro tempo, com gol de Thiaguinho, e fez o segundo já na etapa final, com Adailton, aos 17min. Lucas Sotero descontou para o anfitrião, aos 39min. O time do técnico Ricardinho tem 47 pontos e ocupa a zona intermediária da tabela. O Icasa é 18° colocado, com 39 pontos.

O Paraná joga de novo na Série B na sexta-feira, quando enfrenta o Bragantino às 21h (de Brasília) no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. No sábado, o Icasa terá um complicado desafio para buscar a recuperação: encara o Vasco às 16h20, no Maracanã, no Rio de Janeiro.