Topo

Depois de perder invencibilidade, desempenho do Palmeiras despenca e fica abaixo dos 50%

Zagueiro Henrique quer a volta do bom futebol para o time seguir vivo na Copa do Brasil - Heuler Andrey/DiaEsportivo/AGIF
Zagueiro Henrique quer a volta do bom futebol para o time seguir vivo na Copa do Brasil Imagem: Heuler Andrey/DiaEsportivo/AGIF

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

05/05/2012 06h00

A temporada 2012 do Palmeiras pode ser dividida em duas fases bem distintas. Na primeira parte do Campeonato Paulista, o clube disputava ponto a ponto a liderança do Paulistão e era apontado como um dos favoritos ao título. Bastou ver sua invencibilidade de 22 jogos ruir contra o Corinthians para o time perder desempenho até ser eliminado pelo Guarani no Estadual.

Antes de ser derrotado por 2 a 1 pelo Corinthians na 15ª rodada da fase de classificação, o Palmeiras tinha aproveitamento de 79,1% dos pontos disputados. Em 16 jogos, entre Paulistão e Copa Brasil, foram 11 vitórias e cinco empates.

Após perder para o maior rival, o rendimento do time caiu muito, tanto que foi eliminado do Paulistão pelo Guarani nas quartas de final. Nos últimos oito jogos, foram quatro derrotas, três vitórias e um empate, aproveitamento de apenas 41,6% dos pontos em disputa.

O objetivo de todos dentro do clube é fazer com o que time volte a ter o mesmo desempenho, dentro e fora de campo, com o fim de novas polêmicas.

“No começo do Campeonato Paulista o time estava jogando bem, invicto e deixamos cair na parte principal do campeonato. Temos que pegar o começo do ano como exemplo, o grupo estava mais solto e tranquilo e os resultados estavam vindo”, disse o zagueiro Henrique.

“Temos que esquecer o que fizemos de ruim no passado e só pensar em coisas boas, estar sempre preparados para os jogos”, revelou o defensor.

Depois de vencer o Paraná no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil por 2 a 1, um empate em Barueri e até mesmo uma derrota por 1 a 0 levam o Palmeiras para a próxima fase.

Apesar dos números recentes não muito bons, Henrique confia na classificação. “São situações diferentes. Viemos de uma eliminação e já tínhamos outro compromisso. Entramos pressionados, mas a equipe se comportou bem. Tivemos uma semana para trabalhar visando a segunda partida e a conquista da vaga”, afirmou.

Enquanto tenta retomar os bons resultados, o elenco alviverde passa por uma reformulação. Chico, Fernandão, Tinga, Gerley e Pedro Carmona já deixaram o clube. Ricardo Bueno é o próximo a sair. Por enquanto, a diretoria, que já afirmou não ter dinheiro para contratar, trouxe Fernandinho e Mazinho.