Topo

Valdivia vai de herói a vilão em vitória que pode ser um de seus últimos jogos no Palmeiras

Valdivia marcou o primeiro gol do Palmeiras na final, mas acabou expulso - Almeida Rocha/Folhapress
Valdivia marcou o primeiro gol do Palmeiras na final, mas acabou expulso Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

Danilo Lavieri e Renan Prates

Do UOL, em Barueri

05/07/2012 23h53

Valdivia viveu o céu e o inferno na decisão da Copa do Brasil entre Palmeiras e Coritiba. O chileno foi o autor do gol que colocou o time à frente e, quando seu time dominava o jogo e buscava já o terceiro gol, acabou expulso após lance infantil. Acabou virando desfalque para a partida de volta, na próxima quarta-feira, em Curitiba. O meia prometeu que decidiria ficar ou não no Palestra Itália após o término de sua participação no torneio. 

No primeiro tempo, além do gol, o camisa 10 era o único lampejo de criatividade palmeirense. O Coritiba pressionava muito, dominava as ações e só precisava se mexer na zaga quando o meia dava dribles e arrancadas. O gol veio como "cereja do bolo" para a boa atuação do meia.

Em um lance infantil, Valdivia ameaçou jogar a bola na cara de Éverton Ribeiro e acabou tomando o cartão amarelo. Durante o tempo que ficou em campo, o camisa 10 discutiu com o árbitro e mostrou que a qualquer momento poderia ser expulso por uma bobagem. Foi assim que ele saiu de campo no meio do segundo tempo.

Após cair em dividida com o zagueiro, Valdivia deu um coice no rival e tomou o segundo amarelo. Ele virou desfalque para o segundo jogo da final. Mais do que isso. Pode ter feito seu último jogo com a camisa do Palmeiras. Assim que expulso, depois de ligeira discussão com o árbitro, acenou para a torcida, que gritava seu nome em coro.

Valdivia já havia revelado que tomaria a sua decisão de deixar ou não o país após a Copa do Brasil. Ele não está bem no Brasil sem sua família após o incidente sofrido com sequestro relâmpago. Resta saber qual será o pronunciamento do atleta. Antes do jogo marcado para o dia 11 de julho, ele pode ainda atuar pela Ponte Preta, na rodada do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo.