Topo

CSA alega que Tinga atuou irregularmente pelo Cruzeiro e recorrerá ao STJD

CSA alega que Tinga (f) teria de cumprir suspensão por expulsão no Brasileirão 2012 - Denilton Dias/ VIPCOMM
CSA alega que Tinga (f) teria de cumprir suspensão por expulsão no Brasileirão 2012 Imagem: Denilton Dias/ VIPCOMM

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

16/04/2013 13h57

O volante Tinga virou protagonista de um imbróglio envolvendo CSA e Cruzeiro, que se enfrentaram na primeira fase da Copa do Brasil. O departamento jurídico do clube alagoano entrará com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para pedir a modificação do resultado ou a punição do time celeste.

O CSA alega, por meio da assessoria de imprensa do clube, que Tinga deveria ter cumprido suspensão automática por causa da expulsão no clássico com o Atlético-MG, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2012.

O clube alagoano ainda estuda o que vai propor, como a modificação do resultado, que terminou em 3 a 0 para o Cruzeiro, ou a eliminação da equipe celeste por causa da suposta escalação irregular. Mas a ação deverá ser feita nos próximos dias para evitar que a competição seja paralisada.

Boas campanhas no início do ano elevam médias de público dos rivais em BH

  • Marcus Desimoni/UOL

    Eufóricos com o bom início de campanha dos rivais Atlético-MG e Cruzeiro nesta temporada, os torcedores dos dois clubes respondem com o comparecimento em bom número aos jogos disputados como mandante. Dessa forma, as equipes atleticanas e cruzeirense têm lugar no ranking das três melhores médias entre os grandes clubes brasileiros, que disputam os principais campeonatos estaduais – Paulista, Carioca, Gaúcho e Mineiro –, ficando atrás apenas do Corinthians. O Atlético-MG comemora a melhor campanha na Libertadores, com a primeira colocação geral da fase de grupos garantidas com uma rodada de antecedência...

O departamento jurídico do CSA se baseia no artigo 58 do Regulamento Geral das Competições, o qual diz que, se o atleta for expulso de campo ou do banco de reservas, ficará automaticamente impedido de participar da partida subsequente.

Expulso da partida, Tinga foi julgado pelo STJD, mas recebeu apenas uma advertência. O jogador entrou no segundo da partida em Maceió, quando o Cruzeiro venceu por 3 a 0 e se classificou para a segunda fase.

O clube celeste, por meio do diretor de comunicação do clube, Guilherme Mendes, disse que está ciente da situação, mas ainda não tem um posicionamento oficial sobre o assunto.

O inusitado é que o CSA publicou nota, em seu site oficial, logo após a partida, na última semana, afirmando que o volante Tinga não havia entrado de maneira irregular na partida. Porém, voltou atrás e agora vai procurar a Justiça para resolver a situação.